ELEIÇÕES NO SPORTING: Nuno Sousa diz que Varandas se esconde atrás de Amorim
O candidato à presidência do Sporting Nuno Sousa considera que Rúben Amorim foi o euromilhões que saiu a Frederico Varandas, e que este se esconde por trás e anda às cavalitas do sucesso desportivo do treinador.
“Frederico Varandas não tem projecto desportivo. O seu projecto desportivo chama-se Rúben Amorim. Esconde-se atrás do sucesso do treinador, anda à suas cavalitas. Tudo assenta no treinador, que foi o seu euromilhões. O seu mérito, como o de quem ganha o euromilhões foi ‘entregar o boletim’, porque se não fizer não tem hipóteses de ganhar”, disse Nuno Sousa, em entrevista à agência Lusa, na qual se mostra muito crítico sobre a gestão do actual presidente do Sporting em várias áreas.
O candidato à presidência dos ‘leões’ realçou a “desorientação de Frederico Varandas” nos dois primeiros anos do seu mandato e que a única variável nos dois últimos “foi Rúben Amorim”.
Lembrou as manifestações de cinco mil pessoas à porta do estádio de Alvalade, o despedimento de José Peseiro, a opção pelo holandês Marcel Keizer, que foi buscar à Arábia Saudita, despedido uma semana depois de Frederico Varandas ter afirmado que estava tudo bem, após uma derrota por 5-0 frente ao Benfica, a opção interina por Leonel Pontes e por Silas, o qual foi apresentado aos sócios do Sporting como sendo o único treinador que tinha aceitado o convite.
“Passados seis meses, no auge da contestação contra si, vai buscar Rúben Amorim, que tinha acabado de ganhar com o Braga uma série de 13 ou 14 jogos, como tábua de salvação, uma fuga em frente, faz um negócio ruinoso, o qual, como disse o nosso treinador, “correu bem” e que culminou com a conquista do campeonato 19 anos depois”, disse Nuno Sousa, que pretende mudar o que está mal na gestão do futebol e manter o que está bem.
Para Nuno Sousa, há várias coisas que podem ser melhoradas, nomeadamente retirar dos ombros de Rúben Amorim a responsabilidade de alguns papéis que tem desempenhado, que extravasam a sua área de competência, como ser director de comunicação e director do futebol.
As eleições dos órgãos sociais do Sporting para o quadriénio 2022-2026 decorrem hoje, sábado, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, com três candidaturas a sufrágio.