ELIZABETH. 18.º Festival dos Ranchos Folclóricos realizou-se este fim-de-semana na Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ

O passado fim-de-semana – dia 14 (sábado) e 15 de Setembro (domingo) – foi de festa e muita animação na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Elizabeth. Pela décima oitava vez, a igreja realizou o seu Festival de Ranchos Folclóricos, com o objectivo de angariar fundos para a mesma.

A festa, que aconteceu no n.º 403 da Spring Street, contou com a apresentação de Bruno Silva, mas foram os vários grupos folclóricos das comunidades portuguesas localizadas nos arredores de Elizabeth, que realmente brilharam em ambos os dias.

Sábado, o recinto da igreja recebeu as actuações do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Portugal – do Portuguese Instructive Social Club (PISC) de Elizabeth – e ainda do Rancho Folclórico do Imaculado Coração de Maria, do estado de Connecticut.

Já o domingo à tarde iniciou-se com a actuação do grupo de bombos “Os Rouxinóis” da Casa do Minho”, seguindo-se dos ranchos Camponeses do Minho e Casa do Minho (adultos e algumas crianças), ambos da cidade vizinha de Newark.

Como uma boa festa portuguesa não faltou a comida típica: malassadas, frango de churrasco, as sardinhas, broa, febras e caldo verde. E para aqueles que gostam mais de comida americana, também houve cachorros e hambúrgueres para venda.

Ao contrário de anos anteriores, o festival realizou-se com belos dias de sol e boas temperaturas, permitindo a todos os presentes realmente aproveitarem aquele momento.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Comida e muito convívio não faltaram durante o fim-de-semana
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O grupo de bombos “Os Rouxinóis” da Casa do Minho foram responsáveis por abrir a tarde e actuações de domingo
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os Rouxinós da Casa do Minho
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Entre os grupos convidados desta edição do festival estiveram os Camponeses do Minho, da cidade de Newark, NJ
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto da actuação do grupo
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Entrada do grupo folclórico da Casa do Minho
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os membros mais jovens do grupo minhoto também actuaram nessa tarde
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto da actuação do Rancho Folclórico da Casa do Minho