Elizabeth: 23.º Aniversário da Academia do Bacalhau no PISC
O 23° Aniversário da Academia do Bacalhau de New Jersey foi celebrado com uma belíssima festa nesta noite de sábado (22) no PISC de Elizabeth. Mais de 350 pessoas desfrutaram do ambiente impecável, muito bem decorado, excelente comida servida sob o comando do Valença Restaurante, abençoada pelo padre Júlio César, ao som da animação musical irreverente de Bruno Silva.
Estar na agradável companhia de compadres e comadres que se unem em prol a ajudar a nossa comunidade portuguesa é por si uma grande festa, incentivada pelo Gavião de Penacho!
Nesta oportunidade, após entoar os hinos dos EUA e Portugal, houve uma lista de agradecimentos e discursos dirigidos pelo Sr. Licínio Claro que prestou muitas homenagens, a começar pelo Cônsul Geral de Portugal, Luís B. Sequeira que diz sempre se orgulhar das actividades culturais comunitárias voltadas aos seus compatriotas e classificou o bacalhau como um “Embaixador de Portugal” ao redor do mundo.
O vereador do Ironbound Michael Silva discursou, ofereceu e recebeu homenagem da Academia. Também o vereador de Elizabeth, Manny Grova. Ambos discursaram sobre a importância da actuação da Academia do Bacalhau na comunidade Lusa de New Jersey.
Foi oferecido um cheque no valor de $1500 para ajuda a Vanessa G. Amaral de 34 anos, residente de Elizabeth que se encontra em tratamento para a cura de Leucemia.
O Sr. Guilherme Pinto foi eleito como o “Bacalhoeiro do Ano” e como não podia deixar de ser, recebeu uma grande peça de bacalhau.
O presidente da Academia, Sr. António Fernandes e sua esposa Manuela Fernandes, não pouparam sorrisos e foram muito atenciosos e simpáticos com convidados do início ao fim da festa, enfatizando o contentamento com a celebração de mais um aniversário. Aproveitou para agradecer o Restaurante Valença, que doou um leitão assado e a todos que contribuíram com o leilão, e extensivo a todo os compadres e comadres que compareceram a esta festa.
Muitas actividades são realizadas durante o ano, pela organização, que visa sempre ajudar aos necessitados, com a realização de divertidas festas.
A Academia do Bacalhau teve sua fundação em Joanesburgo, na África do Sul, em 1968.
Desde então este nome cresceu de forma positiva, e hoje conta com 59 unidades ao redor do mundo, que lutam pelo mesmo ideal de ajudar a quem precisa.
O nome ” Academia do Bacalhau” nada tem a ver com gastronomia em si, mas pelo que o bacalhau representa na diáspora portuguesa como ” Fiel Amigo”.