ELIZABETH. 30.º aniversário do Rancho Folclórico “Dança na Eira”

por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ

Numa grande comemoração que contou com mais de 400 pessoas, o salão nobre do Portuguese Instructive Social Club em Elizabeth, NJ encheu-se no passado sábado, dia 22 de Fevereiro, para comemorar o incrível marco de 30 anos de existência do Rancho Folclórico “Dança na Eira”.

Ranchos e associações amigas – como os Camponeses do Minho, Casa do Minho, Casa do Ribatejo, Danças e Cantares de Portugal, Raízes de Portugal, entre outros – não deixaram de marcar presença neste momento tão especial.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Alguns dos membros reconhecidos pela vice-mayor de Newark, Ligia de Freitas

Foram várias as figuras ilustres da comunidade, que ao longo do jantar servido pelo restaurante Valença, foram chamadas ao palco para breves discursos e reconhecimentos, ao rancho e a membros do mesmo, que se destacaram pelo seu trabalho ao longo das três décadas de existência. 

Ligia De Freitas, vice-‘mayor’ de Newark, o vereador do Bairro Leste, Michael Silva, e Fernando Grilo, presidente da União de Clubes Luso-Americanos de New Jersey, foram alguns dos que fizeram uso da palavra. 

“São pessoas como o sr. Coutinho, que já cá não estão, que não podemos esquecer. Foi o seu sacrifício e o de muitos, que nos fizeram chegar aos 30 anos deste rancho”, realçou Michael Silva.

A apresentação do evento esteve a cargo de Helena Coutinho Gonçalves, filha do falecido Bernardino Coutinho, que dá nome à fundação da qual o grupo, dirigido por Judite Silva, faz parte. 

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Judite Silva, directora do “Dança na Eira”, e o vereador Michael Silva

Após este momento, os presentes puderam assistir às actuações dos ranchos adulto e juvenil, que brilharam no salão nobre – um dos pontos mais altos da noite.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto do grupo infantil no momento em que entrou no salão nobre do PISC
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Membros do rancho adulto
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vista geral do salão nobre do PISC durante a actuação do grupo adulto

Com os parabéns cantados, foi hora do público dançar, animado por Bruno Silva, e posteriormente Augusto Canário & Amigos, vindo directamente de Portugal para a ocasião especial.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Momento em que foram cantados os parabéns a ambos os grupos aniversariantes
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Augusto Canário