ELIZABETH. Cerimónia do hastear da bandeira volta a ser grande prova de portugalidade na Câmara Municipal
por ANGÉLICA PINTO e HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ
O majestoso edifício da Câmara Municipal de Elizabeth, NJ voltou a ser palco de mais uma simbólica cerimónia de içar da bandeira de Portugal, sexta-feira última.


O evento levou centenas de pessoas ao local, onde a Presidente do Portugal Day Committee, Michelle Afonso, deu as boas-vindas a todos os presentes – incluindo o congressista Robert Menendez, o ‘mayor’ Chris Bollwage, o cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, o vereador-geral Manny Grova, a deputada estadual Annette Quijano, o comissário do condado Sérgio Granados, o bispo auxiliar de Lisboa na reforma, D. Joaquim Mendes, as comissárias escolares Maria Carvalho, o juiz municipal Júbilo Afonso, o Pe. Nuno Rocha e Stephanie Pestana e várias outras individualidades.
A componente infantil do Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal”, do PISC, fez uma breve actuação, para depois se efectuar o hastear da bandeira no mastro da “City Hall”.
Durante a cerimónia, foram ainda apresentados os Grand Marshals deste ano: o Dr. Frank de Pinho (Grand Marshal), jornalista Henrique Mano (Grand Marshal Honorário) e Rosa Tavares Pinho (Grand Marshal a título póstumo, representada por duas filhas).


As figuras homenageadas e as entidades oficiais fizeram breves alocuções destacando a importância de se dar continuidade ao sentido de lusitanidade, garantindo essa riqueza cultural para as futuras gerações.
