ELIZABETH. Condado de Union hasteou a bandeira lusa em evento que celebrou a comunidade local
por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ
O condado de Union ergueu na passada terça-feira, dia 27 de Maio, a bandeira portuguesa jun-to ao Tribunal do Condado, em mais um evento anual, realizado em parceria com a PALCUS (Portuguese American Leadership Council of the United States), e que celebrou mais que o simples dia de Camões.

Foi uma celebração da herança cultural, do orgulho português e das inúmeras contribuições da comunidade portuguesa daquele condado – através dos seus negócios e instituições culturais – no serviço ao público, e da tarefa de manter vivo um legado de gerações.
“A vossa presença (portugueses) ajudou a moldar os pilares do nosso condado e do nosso país”, assim destacou a Presidente da Comissão do Condado, Lourdes Leon, no discurso introdutório do evento.
O Comissário luso-americano Sérgio Granados, foi mestre de cerimónias. Ao fazer uso da palavra, não deixou de parte o orgulho em ser luso-americano, “neto de imigrantes que vieram de Portugal à procura de uma vida melhor – uma história semelhante há de muitos outros “ e a sua missão em garantir que a cultura e identidade portuguesa “é não só reconhecida, como respeitada hoje e todos os dias”.
Deixaram ainda, nesse final de tarde, algumas palavras, Katherine Soares (presidente da PALCUS) e Maria Carvalho (comissária do Conselho Escolar de Elizabeth e presidente do PISC- Portuguese Instructive Social Club).

De destacar a presença do vereador-geral de Elizabeth, Manny Grova Jr. , assim como Stephanie Pestana-Gonçalves, comissária do Conselho Escolar de Elizabeth; Isabel Sousa, vereadora em Roselle; os membros do Elizabeth Portugal Day Committee com a sua família real; membros do Elizabeth Youth Soccer; Manuel Vieira, antigo membro da Marinha portuguesa; e por fim, os alunos, professores e directora (Carla Da Silva) da Escola Portuguesa Amadeu Correia (parte do PISC).