ELIZABETH: Iniciativa para ajudar a população ucraniana recolhe dois contentores de produtos
Por H.S. | Colaboração
“O balanço é muito positivo, estou super contente!”
A afirmação é de Maria Carvalho, uma das responsáveis pela manhã de solidariedade, para com a Ucrânia, que decorreu este sábado em Elizabeth.
“Pensávamos conseguir encher metade de um contentor e no final preenchemos totalmente dois contentores!”
Das ameaças de chuva, que poderiam ter colocado em causa o evento, a manhã acordou quente e soalheira, quase a pedido, para que a solidariedade acontecesse!
E aconteceu mesmo!
Muitos Voluntários e uma equipa inteira de beisebol, jovens que trocaram uma manhã de desporto por uma manhã a empacotar produtos, mas em que o entusiasmo demonstrado era evidente. Uma história curiosa, aqui, se revelou: Miguel Almeida, um dos jovens voluntários, tem raízes na Ucrânia e conta-nos a sua experiência: “Foi uma iniciativa maravilhosa, poder ajudar a Ucrânia, que é o meu País também, com todas estas pessoas, e esperemos conseguir, no futuro, ajudar ainda mais.”
Das escolas, para além dos jovens candidatos à Major League Baseball, vieram autocarros carregados de produtos para a doação, como nos conta Maria Carvalho:
“As doações para esta iniciativa, a sua grande maioria, vieram das nossas crianças nas escolas, onde foi dinamizado um “stuff-a-bus”, em todas as escolas, e aí se conseguiu recolher muito material.”
Produtos de higiene pessoal, sapatos, alguma roupa e comida enlatada são alguns dos produtos que seguem agora para a Polónia e a Roménia, junto à fronteira ucraniana, para daí serem distribuídos, dentro do território ucraniano, a dois Hospitais já identificados.
“Tivemos o apoio da Quattro Development, cujo proprietário, Elay Shaw, se mostrou disponível para colaborar em eventos para a comunidade, ele que tem contactos na Ucrânia que facilitarão a tarefa da distribuição. Comigo, com o Sérgio Granados, com as escolas e com a Moving NJ Foward, foi possível organizar este evento e contribuir para a ajuda ao povo ucraniano”, concluiu Maria Carvalho.
Visivelmente satisfeito estava também o Vereador Manuel Grova, presente na iniciativa, que não deixou de agradecer a todos os que contribuíram para a causa:
“Queria agradecer a todas as pessoas da nossa comunidade que vieram oferecer comida e roupa para mandar para a Ucrânia e agradecer também à Maria Carvalho e ao Sérgio Granados por serem os dinamizadores desta iniciativa. Tivemos muitos voluntários, como a equipa de beisebol da Escola de Elizabeth, que se disponibilizaram para ajudar e esperamos que este esforço, com os dois contentores de material recolhidos, possa levar um pouco de alegria ao povo ucraniano.”