ELIZABETH, NJ | Associação Cultural Portuguesa de Kearny comemora 45 anos de existência
Por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ
Em 1979, um grupo de jovens portugueses cheios de ideias, viram perante a falta de clubes portugueses na cidade de Kearny, uma oportunidade de criar algo para sua comunidade: a Associação Cultural Portuguesa.
Quarenta e cinco anos depois, o ACP comemorou o seu aniversário numa bela festa, realizada no Salão Nobre do Portuguese Instructive Social Club em Elizabeth, que reuniu 280 pessoas.
Com a presença ilustre da ‘mayor’ de Kearny, Carol Jean Doyle, a vereadora luso-americana, Maritrine de Castro, e outras figuras ilustres locais, esta comemoração contou com a participação de três dos seus cinco fundadores, que foram homenageados – Manuel Lopes, José Oliveira e Manuel Leques, o primeiro presidente da associação.
Para o actual presidente, o português Amaro dos Santos, foi um prazer enorme conseguir reunir três destes. “O aniversário do clube é sempre importante, todos os ano… Mas hoje comemorar 45 anos, com três dos nossos cinco fundadores ainda vivos presentes, é especial. É sempre bom ter uma casa cheia“, confessou em declações ao jornal Luso-Americano, no passado sábado (6 de Abril).
A noite de festa contou ainda com a actuação do rancho folclórico da casa – o mais antigo de New Jersey – com o seu grupo adulto, “Sonhos de Portugal”, e o seu grupo infantil, “Os Sonhos Continuam”. Ambos são dirigido por António Cardoso, filho de Agostinho Rocha Cardoso, um dos seus fundadores, nos anos 80.