ELIZABETH, NJ: CONHEÇA O REI E A RAINHA DO DIA DE PORTUGAL 2024
Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ
Como anualmente sucede, o comité organizador do Dia de Portugal da cidade de Elizabeth, em New Jersey, elegeu a sua “Família Real” para as comemorações de 2024 – incluindo o Rei e a Rainha. Os titulares destes cargos irão representar o comité e a comunidade lusa nos muitos eventos que, ao longo dos meses de Maio e Junho, decorrerão nesta importante efeméride.
O jornal LUSO-AMERICANO juntou os dois e, numa entrevista decorrida nas instalações do PISC, coordenada pela actual Presidente do Comité, Michelle Afonso, dá a conhecer estes dois jovens aos seus leitores.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elsea Reynoso e Vincent Zeferino – Rainha e Rei do Dia de Portugal da cidade de Elizabeth
A Rainha Elsea Reynoso, de 17 anos, nasceu em Scottsdale, no estado de Arizona, mas vive desde os 4 anos e meio em New Jersey. A jovem é órfã de mãe, que perdeu aos 12 anos de idade, e vive com os avós, Fernando e Elizabeth de Jesus, emigrantes do Distrito de Aveiro, e com a madrinha, Margareth de Jesus.
Elsea está no 1.º ano do Union Catholic Regional High School, em Scotch Plains, e, nos tempos livres, para além de leitora na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, também faz trabalho voluntário junto da “Imagine”, uma organização que dá apoio moral a jovens na área do aconselhamento.
“Ter participado neste concurso deu-me a oportunidade de poder representar a minha família e a minha cultura e também a comunidade portuguesa perante a comunidade americana, essencialmente”, diz Elsea Reynoso. “É uma experiência incrível e estou rodeada de gente muito orgulhosa das suas raízes. Estou muito entusiasmada só de saber que vou participar na parada do Dia de Portugal e em muitos outros eventos”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elsea Reynoso
O português que sabe, diz, aprendeu em casa com os avós, a mãe e outros familiares. “Estou muito feliz por ter crescido e sido criada num ambiente familiar português”, nota. “E adoro ir a Portugal, gosto do país e das suas gentes”.
A Elsea olha com admiração para a madrinha Margareth de Jesus e para os avós maternos, que considera “um exemplo a seguir. O meu avô veio do nada e sempre se norteou pelos mais altos valores”.
A perda da mãe Marsea com tenra idade também fez dela uma jovem mais preparada para a vida, tendo-lhe valido para tal o apoio “e os ensinamentos de todos aqueles que me rodeiam”.
Já a coroa de Rei foi para Vincent Zeferino, também de 17 anos, e natural de Elizabeth, NJ. Filho dos emigrantes Susana e Carlos Zeferino, naturais de Sintra e Lisboa, respectivamente, frequenta a Elizabeth High School Frank J. Cicarell Academy e irá para o Union College para seguir Ciências Políticas. “Tenho como interesses História e governação, procurando aí soluções para os problemas que afectam o mundo”, explica, “e, dentro dessa conjuntura, procurar dar o meu modesto contributo”.
Zeferino descobriu há alguns anos a sua identidade portuguesa ao juntar-se ao grupo “Nova Mocidade”, do PISC, e, logo depois, fazendo-se sócio da agremiação. “Comecei a emergir-me na cultura portuguesa, percebendo que toda esta vivência era realmente o que me caracteriza como pessoa”.
Por conseguinte, participar no concurso para a eleição da “Família Real” foi uma forma de “assumir um papel de liderança e contribuir para que as nossas tradições se preservem e passem para as gerações vindouras”.
O jovem também representa o corpo estudantil da sua escola junto do Comité Escolar da cidade, sendo ainda co-fundador e vice-presidente do Clube de História do seu liceu.
“Como jovens, temos de reconhecer que não sabemos tudo e que devemos aprender com os mais velhos, utilizando esses conhecimentos para crescermos estruturalmente e contribuirmos para um mundo melhor”, ensina.
Vincent Zeferino considera que a mãe “é a minha maior influência, pelo seu percurso de vida. Para além de me ter educado, também foi para a escola e hoje é enfermeira, tendo realizado todos os seus sonhos. É uma grande inspiração para mim de humildade e perseverança”.