ELIZABETH, NJ: FERNANDO ALBUQUERQUE INICIA 6.º ANO CONSECUTIVO COMO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DO PISC

Por vHENRIQUE MANo | Elizabeth, NJ

Fernando Albuquerque iniciou no final de Janeiro o seu 3.º mandato consecutivo à frente da direcção do Portuguese Instructive Social Club (PISC) da cidade de Elizabeth. O sexto ano na cadeira de Presidente será o último – garante o líder associativo em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.

Quis o destino que este emigrante de Carregal do Sal, de 46 anos, estivesse aos comandos do PISC em pelo menos três momentos históricos da agremiação: o período da COVID-19 (que levou ao seu encerramento), a passagem do centenário e a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a primeira de um chefe de estado às duas instalações.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto do PISC, na cidade de Elizabeth, NJ

“Foi uma honra espectacular estar como Presidente deste clube nessas alturas”, afirma Fernando Albuquerque. “A COVID-19 exigiu de nós qualidades de liderança fortes, com o apoio de todos, e o centenário marcou uma data excepcional, de grande mérito”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fernando Albuquerque no seu gabinete do PISC

Já a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, considera, “foi épica, uma honra excepcional, porque, na realidade, acho que o PISC, para além de ter um século, é um clube que está visível, que é um grande pilar na cidade de Elizabeth. Foi uma honra merecida termos recebido o Presidente da república aqui”.

Em relação a 2024, para já está agendada a gala do 102.º aniversário, a decorrer dia 16 de Março. “Daí em diante teremos mais festas, o Dia da Mãe, os arraiais, o Dia de Portugal e por aí além”, pormenoriza Albuquerque.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O elenco directivo do PISC, na tomada de posse em 2023

Há, depois, a gestão do dia-a-dia, sempre a exigir tempo e empenho. “Um clube desta dimensão tem sempre muitas coisas para fazer, desde ar condicionados que têm de ser substituídos a muros que se têm de arranjar”, nota o Presidente. “Estamos a fazer um palco lá fora mais forte e mais sofisticado para que o rancho possa fazer as suas actuações nos arraiais”.

Fernando Albuquerque sabe que “este meu último ano será cheio de emoções mistas, porque comecei aqui em 2019 e já lá vão seis anos, o que me dá muito orgulho. Vou sair de coração partido porque é uma casa que merece todo o respeito e muita atenção”.

Deixa uma palavra de apreço “em especial à minha direcção toda, que, ao longo destes 6 anos, sempre me apoiou e sem ela nada disto poderia ter acontecido. Isto é um trabalho de equipa! Às damas auxiliares, aquelas senhoras que vivem no Clube, sempre que preciso delas estão cá para tudo, desde limpar a servir ajudar na cozinha, a elas, sim, um forte abraço”.

🇵🇹PISC ⤻Corpos Directivos | 2024

⤻ASSEMBLEIA GERAL

Júbilo Afonso (Presidente), Manuel da Silva (1.º secretário) e Fernando Horta (2.º secretário).

Conselho Fiscal: Sérgio Granados (Presidente), Jaime Lopes (1.º secretário) e José Carlos Brito (2.º secretário).

⤻DIRECÇÃO

Fernando Albuquerque (Presidente), António Santos (vice-presidente), José Silva (vice-presidente), Margarida Silva (1.ª secretária), Fernanda Correia (2.ª secretária), Daniela Aguiar (1.ª tesoureira), Felipe Ramos (2.º tesoureiro), Melissa Sintra Costa (Relações Públicas), Nicholas Almeida (Relações Públicas), Maria Carvalho (Directora Desportiva), Carla Rodrigues da Silva (Directora Escolar), Idalina Lopes (Directora do Museu), Elizabeth Pereira (Directora do Rancho), Kathy Simões (Directora da Juventude), Patrícia Albuquerque (Directora das Damas Auxiliares), Frank Gabriel (Director de Motards), Catherine Ramos (vogal do Chave D’Ouro) e Jorge Abreu (vogal). Vogais do bar: José Rodrigues, Carlos Rodrigues, Eduardo Puentes, Felipe Pereira, Artur Alves, Jacinto Santos e Jorge Santos.