ELIZABETH, NJ: Maria Carvalho eleita Presidente do PISC, apenas a 2.ª mulher em 102 anos de história a ocupar o cargo

• Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ

Maria Carvalho foi eleita sexta-feira, dia 27 de Dezembro de 2024, Presidente da direcção do histórico PISC (Portuguese Instructive Social Club) da cidade de Elizabeth, no estado norte-americano de New Jersey – tornando-se assim na 51.ª pessoa a assumir o cargo. A meia centena de associados presente ao plenário votou por unanimidade a seu favor, depois da apresentação única da sua lista.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Maria Carvalho foi eleita na passada sexta-feira e toma posse dia 26 de Janeiro

O PISC, que congrega infra-estruturas como a Escola “Amadeu Correia”, o Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal”, o “Nova Mocidade” e um grupo de Motards, foi criado no longínquo ano de 1922 e constitui a segunda agremiação portuguesa mais antiga em actividade contínua de New Jersey e mesmo da chamada região tri-estadual (a incluir ainda Nova Iorque e Connecticut). Tem actualmente perto de 5 mil membros.

Maria Carvalho sucede a Fernando Albuquerque (após permanência de 6 anos no cargo) e entra para a história do PISC como a sua segunda mulher Presidente em 102 anos de historial! Odete Cardoso, que ocupou o cargo de 1998 a 2000, e agora a residir no estado da Flórida, foi a primeira mulher a assumir essas funções.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Maria Carvalho e os seus dois vice-Presidentes-eleitos, Paulo Marques (esq.) e Manuel da Silva

O 1.º presidente do PISC, em 1922, foi Alfredo Mesquita Lima, que ocupou o cargo interinamente até à eleição do primeiro Presidente permanente, no mesmo ano – Guilherme António Enes.

“Como amigo de longa data e até colega nas lides da vida pública, posso afirmar que conheço bem a Maria [Carvalho] e que a sua dedicação e entrega à comunidade portuguesa constituem uma grande mais-valia e garantia de que virá a ser uma óptima Presidente do PISC”, afirma o vereador-geral Manny Grova, Jr., reagindo à eleição a pedido do jornal LUSO-AMERICANO. “Gostaria, assim, não apenas de a felicitar no início desta nova e fantástica jornada, como desde já por-me à disposição para trabalhar a seu lado em prol da comunidade e da agremiação”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Maria Carvalho sucede a Fernando Albuquerque, que ocupou a posição durante seis anos consecutivos

Sócia 4952, Maria Carvalho nasceu em Lisboa e tinha 4 anos quando a família emigrou para os EUA. Funcionária da câmara municipal de Elizabeth desde há 34 anos e comissária do Comité Escolar da cidade há uma década, diz ter começado a frequentar o PISC aos 11 anos – “e nunca mais saí”.

“É para mim um grande orgulho ser a segunda mulher Presidente deste clube”, considera Maria Carvalho, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO logo após a sua eleição. “Isto é uma das coisas que eu sempre aspirei fazer – mesmo independentemente de ser homem ou mulher. Se uma pessoa passa por estas paredes e se entrega à comunidade, tem de ajudar a manter esta casa e este património”.

úybFoto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Júbilo Afonso (centro) presidiu à Assembleia Geral onde Maria Carvalho foi eleita

Muito mais que um mero edifício, o PISC é uma ponte entre Elizabeth e o país que se deixou para trás mas nunca se apaga… “A minha família, quando visita os EUA, diz que nós cá sentimos Portugal de forma mais intensa e isso deve-se ao PISC e à nossa entrega a tudo o que com ele se relaciona”, nota. “Aqui nós somos uma família e isso é importante manter – as tradições, a cultura, a língua. Um sítio onde nos podemos reunir e sentir o nosso Portugal mais perto”.

Para 2025, Maria Carvalho lembra ser necessário avançar com as obras nas casas-de-banho da sede social. E espera ainda introduzir “um programa que crie condições para que mais veteranos luso-americanos e antigos boinas verdes e comandos se aproximem de nós e que sintam que têm no PISC a sua casa. Gostava de poder organizar, nem que fosse uma vez por mês, um convívio para que estas pessoas se juntem e confraternizem”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto da Assembleia Geral de sexta-feira onde Maria Carvalho foi eleita

A nova líder associativa pretende ainda “trabalhar muito com as crianças e aplicar ao PISC alguns dos programas que desenvolvemos no sistema público de Elizabeth – noites de cinema e criatividade, tal como a criação de actividades durante a semana. Tem de haver aqui um cantinho sempre aberto aos nossos sócios”.

Ciente dos desafios que a aguardam, diz: “Vamos precisar do apoio da comunidade para dar continuidade a este movimento. Isto não é apenas trabalho de uma pessoa e quem quiser vir e ajudar, estamos abertos a todos”.

Maria Carvalho é casada com Carlos Carvalho e mãe de dois filhos, Brian e Dylan.

➢PISC| DIRECÇÃO 2025

⤻MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Júbilo Afonso

1.º secretário: José Carlos de Sousa

2.º secretário: Fernando Horta

⤻CONSELHO FISCAL

Presidente: Sérgio Granados

1.º secretário: Pedro Oliveira

2.º secretário: José Carlos Brito

⤻DIRECÇÃO

Presidente: Maria Carvalho

Vice-Presidentes: Paulo Marques e Manuel da Silva

1.ª secretária: Margarida Silva

2.ª secretária: Fernanda Correia

3.ª secretária: Maria Zacarias

1.ª tesoureira: Daniela Aguiar

2.º tesoureiro: Filipe Ramos

Relações Públicas: Melissa Sintra Costa e Nicholas Almeida

Directores desportivos: Isabel Bastos e Carlos Bastos

Directora PISC Vira Verde: Paloma Rodrigues

Directora do rancho: Elizabeth Pereira

Directorores do Museu/Património: Idalina Grova Lopes e Jaime Lopes

Directora Escolar: Carla Rodrigues da Silva

Directora da Juventude: Kathy Simões

Director de Motors: Frank Gabriel

Director Forças Armadas: José Pereira

Directores de Stock Room e Operações: José Rodrigues, José Silva e António Santos

Directora do Chave d’Ouro: Catherine Ramos

Directores do Salão: José Castanheira, Manny Grova, Jr. E Jeffrey Cruz

Director de eventos especiais: Sydnei Rodrigues

Vogais do Bar: José Dias, Nuno Aguiar, Danny Correia, Hugo Martins, Luís Ferreira, Jorge Santos, Alex Henriques, Carlos Silva e Carlos Rodrigues