Via Sacra ao vivo recriou o caminho de Jesus entre o Pretório de Pilatos e o Monte Calvário
“Vamos celebrar a Via Sacra, percorrer em espírito o caminho que, na manhã de Sexta-feira Santa de há mais de dois mil anos, separava o Pretório de Pilatos, em Jerusalém, do Monte Calvário”.
A assistência, que enchia a Igreja, recolheu-se em silêncio, a intensidade da luz foi diminuída mergulhando o templo nas trevas e o comentador continuou:
”Imaginemo-nos misturados com a multidão, o mais perto possível de Jesus e de Maria Santíssima, para contemplar com os olhos cheios de espanto as dores do Salvador. Elas ajudam-nos a compreender a enormidade dos nossos pecados e a loucura do amor de Deus por cada um de nós. Os nossos pecados, graves ou leves, estavam presentes nos tormentos de Jesus Cristo porque, para Deus, não há passado nem futuro: tudo está presente”.
E a Via Sacra foi iniciada com a condenação de Jesus Cristo, enquanto um preso afamado, Barrabás, era libertado por escolha do povo e dos próprios príncipes dos sacerdotes. Enquanto isso, Pilatos lava as suas mãos por não ter encontrado em Jesus qualquer culpa para a crucificação.
• Para mais pormenores, ASSINE a edição online. Ou compre a edição impressa de 4ª feira, 4 de Abril de 2018.