ELIZABETH. Núcleo Humanitário de Águeda comemorou 30 anos de existência e serviço à comunidade
O Núcleo Humanitário de Águeda comemorou no passado sábado, dia 16 de Novembro, o seu 30.º aniversário na companhia de centenas de membros e amigos que encheram o salão nobre do Portuguese Instructive Social Club em Elizabeth, NJ.
Fundado em 1994, a história deste núcleo já tinha começado a ser escrita anos antes. Foi um pedido de ajuda dos Bombeiros Voluntários de Águeda, em Portugal – que necessitavam de fundos para adquirir uma nova viatura – que foi realizada a primeira recolha de dinheiro entre a comunidade portuguesa local.
Desde então, há 30 anos que anualmente são realizados eventos de cariz solidário para ajudar quem mais precisa. Inicialmente, os fundos eram entregues apenas a associações do conselho de Águeda, no entanto, nos últimos anos, o foco mudou-se para membros da comunidade portuguesa de New Jersey que sofrerem de algum problema de saúde ou passam por dificuldades económicas.
A cerimónia iniciou-se com o desfile das 11 bandeiras das freguesias pertencentes ao conselho, que é localizado no distrito de Aveiro. Seguiram-se os hinos dos Estados Unidos da América e Portugal, cantados por Andreia Mingueis.
Destacam-se ainda como pontos altos da noite os discursos dos convidados de honra. Entre estes estiveram o vereador do Bairro Leste de Newark, Michael Silva, a comissária do Comité Escolar de Elizabeth, Stephanie Gonçalves Pestana, em representação do vereador-geral Manny Grova Jr., e o anterior presidente do núcleo, Jorge Fernandes, vindo directamente da Portugal para a comemoração.
Foi ainda entregue pelo actual presidente José Diogo, na companhia daqueles que o antecederam na liderança do núcleo (Constantino Ferreira, Jorge Fernandes e Carlos Carvalho), um donativo a Constantino Costa – membro da comunidade que neste momento enfrenta problema de saúde.