Em Portugal mesmo com 70% da população vacinada, máscaras ficam até 12 de Setembro
Portugal pode atingir a meta de 70% da população vacinada até ao final da semana, mas, mesmo que o país avance para a fase 2 do desconfinamento mais cedo, a obrigatoriedade de usar máscara na rua sempre que seja impossível o distanciamento físico mantém-se até, pelo menos, 12 de Setembro, conforme legislado pela Assembleia da República, avança o Jornal de Notícias.
Questionado sobre se o alcance desta meta antes do início de Setembro poderá antecipar a segunda fase da “libertação”, o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva – responsável pelo executivo enquanto o primeiro-ministro está de férias – disse que a antecipação da próxima fase será discutida no próximo Conselho de Ministros, a 26 de Agosto. Segundo o Jornal de Notícias, não está de parte uma iniciativa legislativa do Governo para prolongar o uso de máscara na rua após essa data.
A segunda fase de libertação prevê o fim do uso obrigatório de máscara na via pública, o aumento da lotação em baptizados, casamentos e espectáculos para 75%, serviços públicos sem marcação prévia e o fim do limite de lotação nos transportes públicos. Apesar de a próxima fase estar prevista para o início de Setembro, António Costa admitiu, na conferência de imprensa em que apresentou o plano de desconfinamento (que inclui 3 fases), que as datas podiam ser alteradas consoante a evolução da campanha de vacinação.