Embarcações de pesca da Madeira recolheram cerca de 2 toneladas de lixo
As onze embarcações de pesca do projecto “OceanLit”, que passa pela remoção do lixo nas águas marítimas da Madeira, entregaram cerca de duas toneladas de resíduos nos primeiros meses do ano, foi hoje anunciado.
“Não podemos continuar a fazer do mar um depósito de lixo”, declarou o secretário Regional do Mar e das Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, na cerimónia da entrega da bandeira “OceanLit” às primeiras 11 embarcações que estiveram em condições de aderir ao projecto.
O “OceanLit” faz parte de um projecto cofinanciado em 85% pela União Europeia, através do Programa INTERREG MAC 2014-2020, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que passa pela colocação nos portos de pesca do Funchal, Caniçal, Porto Monos, Paul do Mar e Porto Santo de contentores específicos para a receção de lixo marinho associada à actividade da pesca.
O secretário Regional madeirense salientou que estas 11 embarcações “são as primeiras de muitas” que espera que venham a aderir ao projecto, que tem como principal foco os pescadores e armadores, que tiveram várias acções de formação, nos últimos seis meses.
Teófilo Cunha enfatizou ainda que o objectivo é tornar os armadores e pescadores “agentes activos no combate à despoluição dos mares, na recolha dos lixos e na preservação dos ecossistemas”.