EMIGRANTE DA GUARDA ELEITO PRESIDENTE DO MINEOLA PORTUGUESE CENTER

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O Mineola Portuguese Center, a sala de visitas da comunidade luso-americana desta zona de Long Island, elegeu um novo presidente para a sua direcção. Tony Vicente recebeu o voto de confiança dos associados do Centro numa Assembleia Geral realizada na sede da Jericho Turnpike e irá assumir funções a 21 de Janeiro de 2022, substituindo no cargo o transmontano Fernando Frade – que ocupou as funções nos últimos 5 anos.

“Neste momento estou em fase de formar equipa de trabalho, muito embora metade dos colaboradores transitem da direcção anterior”, afirma Tony Vicente, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Esperamos, contudo, contar com novos colaboradores.”

Tony Vicente nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, mas tem hoje residência em Coimbra e Figueira da Foz; emigrou aos 9 anos de idade para o bairro nova-iorquino de Jamaica, em 1973, e, cinco anos depois, a sua familia mudou-se para Mineola, onde vive desde então.

“Desde miúdo que frequento este Centro, tenho muitas memórias criadas aqui”, conta, dizendo ter-se juntado pela primeira vez a uma direcção há dois anos, assumindo o cargo de tesoureiro. “É o amor e a paixão que tenho por tudo isto que me motiva a dedicar o meu tempo à comunidade, pois acredito que o Centro tem muito para oferecer à sociedade em geral. Estou em crer que esta casa é uma extensão daquilo que somos, das nossas raízes e tradições – para além de um ponto de convívio.”

O presidente-eleito pretende ainda tornar o Centro Português de Mineola mais inclusivo, “aberto a todas as culturas e nacionalidades. É maravilhoso ver americanos e outros frequentarem o Centro e provarem, por exemplo, as nossas delícias culinárias e ouviram nossa música.”

Vicente, que também terá como prioridade tornar a colectividade da Jericho Turnpike mais acessível à juventude, deixa como apelo e mensagem: “Venham ao Centro, ajudem, apoiem, estamos abertos a ideias novas. A participação de todos, sócios e não-sócios, é fundamental para continuarmos de portas abertas a servir a comunidade.”