Emigrante de Cantanhede abre espaço de restauração português em Pompano Beach
É na movimentada E. Atlantic Avenue de Pompano Beach, a cidade do condado de Broward a 36 milhas de Miami, na costa atlântica da Flórida, que o emigrante português Américo Caracitas, natural de Cantanhede, agora passa o tempo a confeccionar os mais típicos pratos da cozinha portuguesa.
Depois de ter vivido de 1979 até Julho do ano passado no estado de New Jersey, onde abriu o conhecido restaurante “Sagres”, no Ironbound de Newark, o chefe de cozinha e a esposa carioca, Priscilla Caracitas, estão agora à frente do “Vinhus”, em Pompano Beach (nome que recuperaram do espaço de restauração que também tiveram em Roselle Park, NJ).
“Queremos que o restaurante seja tipicamente português, sem misturas, como forma de manter as nossas tradições culinárias”, afirma Américo Caracitas, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “É isso que reflecte tanto o nosso menu como a carta de vinhos, que é 90% portuguesa, com marcas como Monte Ve- lho, Quinta da Bacalhoa e Pêra Manga”.
Os pratos de bacalhau, nota, “são os mais procurados e apreciados pela nossa clientela” – e , nesse capítulo, não faltam alguns dos ex-libris da nossa cozinha (bacalhau à portuguesa, bacalhau cozido com grau, pastéis de bacalhau…).
A que se juntam clássicos como carne de porco à alentejano, polvo à lagareiro, gambas à Moçambique e outros.
O “Vinhus”, que acomoda cerca de 80 pessoas, abre para almoços e jantares de terça-feira a domingo e é uma das opções no “Sunshine State” para quem procura a gastronomia portuguesa com autenticidade.