EMIGRANTES ANGARIAM PERTO DE $38 MIL PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BARCELOS

O Presidente da Câmara de Mineola, no estado de Nova Iorque, abrilhantou um evento de angariação de fundos a favor dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, que decorreu no dia 22 de Abril no salão nobre do Centro Português local.

A iniciativa foi correspondida pelos muitos naturais daquela região radicados na área e saldou-se num total de $37.155 dólares – segundo adiantou ao jornal LUSO-AMERICANO a coordenadora do evento, Rosa Martins.

De acordo com Martins, para a soma entregue à corporação de “soldados da paz” contribuiu ainda um almoço realizado no Centro Cultural “Alheirense” de Mineola.

O “mayor” Paulo Pereira, de Mineola, NY (ao centro) na entrega de galhardetes aos convidados vindos de Portugal

Os Bombeiros de Barcelos, no distrito minhoto de Braga, fez-se representar pelo seu Presidente Eduardo dos Reis e pelo comandante António Moreira e ainda por Joaquim Martins – que, em Mineola, visitaram ainda as instalações do novo quartel local de bombeiros.

“Precisamos de uma viatura de incêndios multifunções e vimos solicitar a vossa ajuda para concretizar esse objectivo”, afirmou, num repto inicial, Eduardo dos Reis, numa mensagem em vídeo enviada à comunidade luso-americana.

A comitiva de Barcelos com elementos dos Estados Unidos que estiveram na festa

A viatura, que tem um custo a rondar os 650 mil euros, “é premente para o corpo de bombeiros, dadas as novas tecnologias e toda a logística envolvente”, acrescenta o comandante António da Silva Moreira. “Temos um parque automóvel envelhecido neste contexto do combate a incêndios urbanos e industriais.”

Rosa Martins e João Lobato com a delegação minhota

Os Bombeiros Voluntários de Barcelos existem há 140 anos; “com a extinção da Companhia da Bomba, e à semelhança do que acontecia noutras localidades vizinhas, um grupo de cidadãos de Barcelos sentiu a necessidade de criar um corpo de bombeiros permanentes devidamente preparados para combater os fogos”, pode-se ler no portal online da corporação.
A 4 de Agosto de 1883 é constituída uma comissão instaladora da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos; cinco dias mais tarde, a 9 de Agosto, foram aprovados os Estatutos e nomeados os Corpos Gerentes e os Comandantes do Corpo activo. “Criava-se assim, no mês de Agosto de 1883, uma Corporação de Bombeiros que nunca mais pararia de crescer”, diz-se ainda.