Emoção e sentido de patriotismo na cerimónia de homenagem às vítimas do 11 de Setembro
A cerimónia de homenagem às vítimas do 11 de Setembro no condado de Essex teve lugar no passado sábado, no memorial localizado em West Orange, a partir das 8:00 da manhã.
Num clima de emoção e muito pesar, os vários intervenientes relembraram com um enorme sentido de patriotismo todos aqueles que há 20 anos pereceram nos ataques às torres gémeas, na palavra de quase todos, o dia que mudou América e igualmente mudou o mundo.
Foram colocadas coroas de flores e hasteada a bandeira americana, para além de momentos de silêncio nos minutos em que os aviões embateram nas torres. Uma lembrança triste e carregada de simbolismo para o povo americano e o mundo inteiro.
Organizada pelo gabinete do Administrador Executivo do Condado, a cerimónia contou com a presença de inúmeras entidades políticas do estado de New Jersey, como os senadores Cory Booker e Bob Menendez, a vice-governadora Sheila Oliver, comissários do Condado de Essex, entre outras figuras ilustres, para além de familiares das vítimas dos ataques, outros convidados e público em geral.
O senador Cory Booker fez questão de sublinhar que é uma missão moral lembrar todos os anos aqueles que perderam a vida nestes atentados e que o importante é transmitir uma mensagem de amor e não de ódio. O Administrador Executivo do Condado agradeceu a presença de todos e prometeu que para o ano estariam todos juntos de novo para honrar todas as vítimas, principalmente as residentes do condado de Union.
O evento terminou com um momento musical bem solene, apresentado por um quarteto de cordas.