EMPREENDIMENTO TURÍSTICO DE EMIGRANTE PORTUGUÊS NOS EUA DEVE SER INAUGURADO EM JUNHO EM CHAVES

Por HENRIQUE MANO | News Editor

O futuro empreendimento turístico que o empresário português Lino Marçal, emigrante no estado norte-americano de Connecticut, está a desenvolver no Alto Tâmega (a sua terra natal), recebeu a semana passada a visita de uma delegação governamental liderada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. O empreendimento “Pedra Pura Resort” está a ganhar formas na antiga freguesia de Eiras, concelho de Chaves, e pretende constituir uma opção turística no segmento de luxo. 

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | O empresário Lino Marçal e a comitiva do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços na visita ao “Pura Pedra Resort”

“Há uma dinâmica de desenvolvimento no concelho de Chaves, na região de Trás-os-Montes, e este projecto vem dar um contributo também para o desenvolvimento turístico na região”, afirmou Nuno Fazenda, ao falar à imprensa regional durante a visita. “Foi muito gratificante para mim poder testemunhar o trabalho que está a ser feito em Chaves e também aqui este desenvolvimento.”

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | O empresário Lino Marçal falando à imprensa local

Lino Marçal, que passa agora grande parte do tempo em Trás-os-Montes, mantendo fortes ligações de negócios ainda aos EUA, descreve o projecto como “inovador, diferente. A gente quer fazer a diferença a nível não só nacional, mas também mundial, uma atracção turística que traga gente do Canadá, Estados Unidos e de outros países.”

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | A delegação do Secvretário de Estado Nuno Fazenda na visita ao empreendimento

O “Pedra Pura Resort” conta com um orçamento a rondar os 3 milhões de euros e tem o apoio do Turismo de Portugal, apostando na captação de turistas de alto rendimento. A dois quilómetros e meio do centro de Chaves, o projecto inclui já 3 hectares de vinhas e terá outros 3 a plantar.

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | A delegação do Secvretário de Estado Nuno Fazenda na visita ao empreendimento

O enorme complexo incluirá um restaurante de conceito ‘farm to table’ onde quase tudo será de produção própria – da cozinha regional de fumeiro aos produtos de panificação e pastelaria, incluindo os lacticínios e azeites. A produção vinícola, a cargo do enólogo Francisco Gonçalves – que transitou das melhores casas do Douro para a Quinta do Castelo- Pedra Pura. Já conta com produção “a rondar as 16 mil garrafas de tinto e branco anualmente” – diz Marçal.

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | A “Pura Pedra Resoret” no início das obras

Na mesma ocasião, Nuno Vaz, Presidente da Câmara de Chaves, disse também à imprensa: “Percebemos que este é um projecto singular, absolutamente diferente, e que, naturalmente, poderá ser um activo turístico importante para dar um input mais relevante ao turismo de Chaves.’

Sobre o emigrante Lino Marçal, afirmou: “O empresario é de facto inovador, está motivado, é contagiante a sua energia e o que nós esperamos verdadeiramente, é que o projecto possa concretizar-se com brevidade.”

Foto: CORTESIA LINO MARÇAL | A delegação do Secvretário de Estado Nuno Fazenda na visita ao empreendimento

Brevidade que o Secretário de Estado Nuno Fazenda parece garantir, ao sublinhar: “O projecto está a andar, está a concretizar-se e vai ser um projecto com sucesso, assim o espero, e é por isso que tem apoios de natureza pública para que ele faça o seu caminho, para que seja um projecto vencedor, para ganhar o turismo do interior.”

De acordo com Lino Marçal, O “Pedra Pura Resort” deve estar operacional em Junho de 2023, com 40 suítes em harmonia com a natureza.

QUEM É LINO MARÇAL

Lino Marçal é natural de Serra da Padrela, Valpaços, e emigrou aos 19 anos para os EUA, fixando-se no estado de Connecticut. Visionário, depois de ter feito nome de prestígio com o gosto pela arquitectura, avança para a construção de moradias de luxo num dos códigos postais mais abastados do país – Greenwich, no condado de Fairfield; há cerca de uma década, percorrendo o caminho inverso, pegou na família e regressou ao norte de Portugal.

“A princípio não foi fácil, mas pouco a pouco fomo-nos integrando na vida portuguesa”, reconheceu, falando ao jornal LUSO-AMERICANO.

Vem de 5 a 6 vezes por ano aos EUA e continua a manter activa a inovadora empresa de construção de casas – ‘Lino Marçal Contractor’ – que fundou logo depois de, a princípio, ter tido igualmente uma outra de arquitectura paisagística.

Sobre o “Pedra Pura Resort ”, diz: “Quero dedicar este projecto aos emigrantes que vão de férias a Portugal ou que regressam de vez e apostar nas nossas tradições como um todo.”