Empresa “Airbus”com planos de expandir as suas instalações em Santo Tirso
A ‘gigante’ dos aviões Airbus Atlantic vai aumentar em 5.500 metros quadrados a área da sua fábrica em Santo Tirso, expandindo a superfície industrial em cerca de 30%.
Em comunicado, a empresa adianta que o concurso para a expansão do edifício será lançado em Setembro e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025. A nova área de produção deverá estar operacional no primeiro trimestre de 2026.
Esta expansão tem por objectivo dar resposta ao crescimento significativo dos programas da Airbus, dado que a Airbus Atlantic Portugal produz actualmente secções de fuselagem para as famílias Airbus A320 e A350.
“Com esta extensão, a Airbus Atlantic reafirma a sua confiança e reconhecimento das competências de Portugal no fabrico de estruturas aeronáuticas. Esta iniciativa desempenhará um papel fundamental no apoio à nossa competitividade e complementará a nossa presença industrial global”, afirmou Eric Belloc, director geral da Airbus Atlantic Portugal.
As instalações da empresa ocupam actualmente cerca de 20.000 metros quadrados num terreno de 7,2 hectares na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso.
Neste momento, a Airbus Atlantic Portugal emprega 300 pessoas e, destaca o comunicado, “demonstra uma paridade de género excepcional, uma vez que 50% dos trabalhadores da produção são mulheres”. Profissionais para várias áreas estão neste momento a ser recurtados com o objetivo de atingir os 350 trabalhadores até ao final de 2024.
A empresa criou “um programa para atrair e reter talentos, centrando-se na autonomia das equipas, na formação contínua e na tutoria para apoiar cada funcionário e acompanhá-lo no seu percurso profissional num grande grupo multinacional”.
Segundo o comunicado, os funcionários “têm oportunidades reais de crescimento numa empresa que promove o trabalho em equipa e um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional”.