Escolas de Newark vão ter “nova” água
Pouco mais de um mês depois do mayor da cidade de Newark Ras Baraka ter declarado que as substituições das linhas residenciais de água estão praticamente concluídas, as Escolas Públicas de Newark agora podem agora avançar seu próprio programa de infraestrutura de água.
As escolas de Newark receberam 7,5 milhões de dólares da Agência de Proteção Ambiental (EPA) em fundos federais para que esse empreendimento possa ser realizado.
A entrega foi feita na Lafayette Street School na passada sexta-feira, na presença de vários dignitários.
Em todo o distrito, muitas das 64 escolas de Newark têm quase 100 anos. O subsídio é parte de uma iniciativa no âmbito da Lei de Melhorias da Infraestrutura Hídrica para a Nação, que concederá 39,9 milhões de dólares a 10 projectos em comunidades onde crianças são expostas ao chumbo.
Roger Leon superintendente escolar referiu que, no âmbito da Iniciativa de Água Segura de Newark, o distrito tem trabalhado para remediar os seus sistemas actuais, substituí-los e mantê-los com filtros nesse processo. Altos níveis de chumbo foram encontrados nas escolas de Newark em 2016, o que levou ao encerramento de fontes de água potável.
De acordo com Steve Morlino, Director Executivo de Instalações da NPS, os níveis de contaminação em todo o distrito estão atualmente abaixo de 15 partes por bilhão (ppb), e muitos estão abaixo de dois ppb. O padrão de segurança federal, conhecido como regra de chumbo e cobre, é de 15 ppb.