Essex County. Aumento de impostos presente no novo orçamento proposto para o condado

As autoridades do condado de Essex propuseram um orçamento no valor de 874,1 milhões de dólares para o novo ano de 2025, que inclui um aumento de impostos para os proprietários locais.

O executivo do condado, Joseph DiVincenzo Jr., apresentou o mais recente plano de despesas nesta terça-feira (14), dizendo que é “equilibrado e responsável”.

Os impostos sobre a propriedade em New Jersey são compostos por três pontos essenciais: escolar, municipal e condado.

Se o orçamento proposto pelo Essex County receber luz verde, a parte correspondente aos impostos do condado  aumentará 1,99%.

DiVincenzo atribuiu o aumento às “condições económicas nacionais em curso e ao aumento dos custos devido à inflação” – os mesmos factores citados para o aumento de impostos do ano passado (2024).

Os aumentos tiveram uma média de 1,15% nos últimos cinco anos. Nos últimos 22 anos, o Condado de Essex manteve o aumento médio dos impostos sobre a propriedade em cerca de 2,03% – sendo a terceira taxa percentual de aumento mais baixa de todos os condados de New Jersey, atrás dos condados de Hunterdon e Monmouth, segundo o executivo do condado.

“O nosso orçamento para 2025, que estamos a apresentar hoje, aumenta os impostos sobre a propriedade do Condado de Essex em apenas 1,99%, o que é inferior ao limite estadual de 2%”, disse DiVincenzo.

“Isto reconhece as dificuldades financeiras que os nossos residentes enfrentaram por causa dos custos crescentes que todos estamos a enfrentar por causa da inflação”, acrescentou.

A proposta de orçamento foi encaminhada para o Conselho de Comissários do Condado de Essex para análise.

De acordo com DiVincenzo, o condado está a “dar aos seus contribuintes o melhor retorno do investimento” ao financiar o seu orçamento operacional anual com a percentagem mais baixa de impostos sobre a propriedade em comparação com os outros 20 condados do estado.

DiVincenzo disse ainda a este respeito, que o orçamento proposto depende dos impostos sobre a propriedade para 52,6% do seu rendimento total, e que os outros 47,4% são financiados com “subsídios ou outras fontes”. Isto inclui financiamento para muitos projectos de construção recentes – tais como substituições de pontes, modernizações de cruzamentos, construção de centros comunitários em parques e outras melhorias recreativas.

Outros condados dependem dos impostos sobre a propriedade para uma média de 72% da sua receita.

O mesmo, implementou uma iniciativa de “dieta da dívida” em 2007 para estabilizar a dívida do condado, refinanciando a dívida existente sem prolongar a sua data de vencimento, e limitando o montante da nova dívida a um máximo de 20 dólares milhões anualmente. Em 2025, o pagamento será de 101,2 milhões de dólares, que será reduzido para 75,8 milhões de dólares em 2031, disse.

O gabinete de DiVincenzo divulgou os seguintes destaques orçamentais adicionais:

Pessoal – As demissões de funcionários têm sido evitadas desde 2004. No entanto, a força de trabalho do condado foi “reduzida” ao não preencher os postos em aberto, a menos que sejam “essenciais para a segurança pública e as operações de saúde pública”. Isto inclui cargos como enfermeiros no Centro Hospitalar ou agentes prisionais no Estabelecimento Correccional. Nos últimos 22 anos, a força de trabalho do Condado de Essex foi reduzida de um máximo de mais de 4.000 funcionários em 2003 para 3.593 na proposta de orçamento de 2025.

Saldo total do fundo monetário – O valor projectado para 2024 é de cerca de 82,2 milhões de dólares. Esta reserva ajuda o condado a responder a emergências, demonstra estabilidade fiscal para as agências de classificação de títulos, ajudou a melhorar o fluxo de caixa do condado e a evitar a contratação de Notas de Antecipação de Impostos. De acordo com DiVincenzo, 36 milhões de dólares pertencentes ao fundo estão a ser utilizados como receitas no orçamento de 2025.

Receita recorrente – O orçamento de 2025 está projectado para ter cerca de 135,7 milhões de dólares em novas receitas recorrentes, o que inclui acordos de serviços partilhados com outros governos e agências governamentais e novas taxas.

Impostos sobre a propriedade no Condado de Essex

No total, o proprietário médio de um imóvel no condado de Essex pagou 13.448 dólares em impostos sobre uma casa avaliada em 428.538 dólares no ano passado — o valor mais elevado em New Jersey. Este valor é geralmente dominado pelos impostos escolares e municipais, com os impostos do condado em terceiro lugar.

Alguns especialistas salientaram que uma conta fiscal elevada não significa necessariamente que o proprietário está a ser enganado – depende do que recebe em troca do dinheiro.

“Embora nenhum contribuinte em jurisdições de impostos elevados esteja a celebrar os seus pagamentos anuais, vale a pena notar que os impostos sobre a propriedade estão amplamente enraizados no ‘princípio do benefício’ das finanças governamentais – as pessoas que pagam as contas são, na maioria das vezes , as que beneficiam dos serviços”, escreveram recentemente investigadores da ‘The Tax Foundation’.