ESTÁ EM CURSO EM LONG ISLAND, NY CAMPANHA DE APOIO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BARCELOS

Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

A comunidade portuguesa da região nova-iorquina de Long Island está a mobilizar-se para dar resposta a um pedido de ajuda dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, no distrito de Braga. O apelo chegou directamente do Presidente da corporação, Eduardo Jorge Ribeiro dos Reis e do respectivo comandante, António da Silva Moreira, e é dirigido sobretudo aos naturais da terra radicados em Mineola e arredores.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do Mineola Portuguese Center, onde vai decorrer o jantar de angariação de fundos

“Precisamos de uma viatura incêndios multifunções e vimos solicitar a vossa ajuda para concretizar esse objectivo”, afirma Eduardo dos Reis, numa mensagem em vídeo enviada à comunidade luso-americana.

A viatura, que tem um custo a rondar os 650 mil euros, “é premente para o corpo de bombeiros, dadas as novas tecnologias e toda a logística envolvente”, acrescenta o comandante António da Silva Moreira. “Temos um parque automóvel envelhecido neste contexto do combate a incêndios urbanos e industriais.”

O apelo chegou directamente do Presidente da corporação, Eduardo Jorge Ribeiro dos Reis e do respectivo comandante, António da Silva Moreira, e é dirigido sobretudo aos naturais da terra radicados em Mineola e arredores

O comandante termina dizendo: “Apelo à vossa generosidade, só com actos como estes podemos continuar a ajudar aqueles que de nós precisam.”

Para corresponder à solicitação, uma emigrante da terra com ligações aos Bombeiros Voluntários de Mineola, Rosa Martins, pôs mãos à obra e marcou já um evento de angariação de fundos para o dia 22 de Abril – a um sábado, no salão nobre do Mineola Portuguese Center, com início pelas 7:00 horas da noite.

Os Bombeiros Voluntários de Barcelos

Os Bombeiros Voluntários de Barcelos existem há 140 anos; “com a extinção da Companhia da Bomba, e à semelhança do que acontecia noutras localidades vizinhas, um grupo de cidadãos de Barcelos sentiu a necessidade de criar um corpo de bombeiros permanentes devidamente preparados para combater os fogos”, pode-se ler no portal online da corporação.
A 4 de Agosto de 1883 é constituída uma comissão instaladora da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos; cinco dias mais tarde, a 9 de Agosto, foram aprovados os Estatutos e nomeados os Corpos Gerentes e os Comandantes do Corpo activo. “Criava-se assim, no mês de Agosto de 1883, uma Corporação de Bombeiros que nunca mais pararia de crescer”, diz-se ainda.

Para mais informações obre o evento, é favor contactar Rosa Martins pelo número de telefone (516) 939-7460.