Estados Unidos avisam que economia mundial vai continuar afectada pelos ataques no Mar Vermelho
O secretário norte-americano da Defesa, Lloyd Austin, avisou que os ataques no Mar Vermelho dos rebeldes iemenitas Huthis afectam a economia mundial e continuarão a ameaçar o transporte marítimo se não houver um esforço conjunto internacional.
“Os ataques já afetaram a economia mundial e vão continuar a ameaçar o transporte marítimo comercial se a comunidade internacional não se unir para abordar o problema de forma conjunta”, afirmou o responsável, citado em comunicado e no âmbito de uma reunião em videoconferência, a partir do Barém.
No encontro que juntou ministros, responsáveis da área da Defesa e altos representantes de 43 países, assim como da União Europeia e da NATO, Austin reafirmou o compromisso dos EUA com a livre navegação e circulação do comércio nas vias marítimas críticas da região.
O secretário norte-americano instou os participantes na videoconferência a juntarem-se quer às iniciativas lideradas pelo seu país, quer a outras iniciativas internacionais com vista ao restabelecimento da segurança no Mar Vermelho e a dissuadir futuras agressões.
Do outro lado, os rebeldes já garantiram que não vão parar de atacar navios comerciais no Mar Vermelho.