ESTADOS UNIDOS, MÉXICO E CANADÁ: FIFA vai introduzir mão cheia de novidades no Mundial de 2026
O jornal espanhol ‘AS’ avançou segunda-feira com uma grande novidade que poderá ser introduzida já no Mundial’2026, que será organizado por Estados Unidos, Canadá e México.
Segundo o jornal, a FIFA está a planear introduzir uma série de penáltis para desempatar jogos da fase de grupos que terminem com uma igualdade.
O vencedor desse desempate ganhará um ponto extra na classificação, que será usado como critério de desempate ao fim da fase da competição.
Há mais novidades. Com o aumento das actuais 32 selecções participantes para as 48 que participarão no Mundial’ 2026, o mundial vai decorrer entre 9 de Junho e 18 de Julho de 2026, ou seja, durante 35 dias.
A previsão de jogos está na casa das 104 partidas, mais 30 do que os actuais 64.
Ainda assim, o formato do torneio não está definido.
Em cima da mesa está a possibilidade das 48 selecções serem distribuídas por 16 grupos de três (passando à fase seguinte os dois primeiros classificados), ou 12 grupos de quatro selecções (passando à próxima fase os dois primeiros classificados e ainda os oito melhores terceiros).
Metlife entre estádios escolhidos
A FIFA divulgou em Junho deste ano as 16 cidades que vão receber jogos do Mundial de 2026.
A entidade que gere o futebol mundial escolheu 11 cidades norte-americanas, três mexicanas e duas canadianas.
Estas 16 cidades-sede foram as vencedoras de um concurso a que se candidataram 23, com um total de 60, dos 80, jogos agendados para os Estados Unidos.
Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova Iorque/New Jersey, Filadélfia, San Francisco e Seattle são as cidades americanas que vão ser palco do Mundial.
No México, vai jogar-se em Guadalajara, Monterrey e na capital, Cidade do México, enquanto as cidades canadianas eleitas são Vancouver e Toronto.
Destaque para a escolha do Metlife Stadium, em East Rutherford, New Jersey, entre os palcos escolhidos.
Por designar está o estádio que receberá a final, que será anunciado posteriormente.
A fase de qualificação deverá começar em meados de 2024, sendo certo que já está definido o número de vagas atribuídas a cada confederação.
Assim, a UEFA passa a ter 16 vagas (eram 13), África (CAF) leva nove selecções (eram cinco), enquanto Ásia (AFC) e América do Norte e Central (CONCACAF) têm garantido a duplicação de presenças, passando para oito e seis, respectivamente.
A América do Sul (CONMEBOL), que até agora apurava quatro equipas, passa a garantir seis na fase final.
Finalmente, a Oceânia (OFC) passa a ter sempre uma selecção no Mundial.
Refira-se que há ainda dois outros participantes que vão ser apurados através de um ‘play-off’ intercontinental, que será disputado por seis selecções, uma de cada confederação (à excepção da UEFA que fica fora deste apuramento) e mais uma selecção da confederação dos organizadores, que neste caso é a CONCACAF.