Estratégias financeiras quando os imprevistos aparecem
Um evento único na vida, como a pandemia do coronavírus, obriganos a reavaliar muitas coisas que podemos considerar certas. A maioria de nós dá valor à nossa boa saúde pessoal. Outros presumem que sempre sobreviveremos financeiramente, que sempre seremos capazes de ganhar dinheiro de alguma forma e que, na pior das hipóteses, o governo estará lá para intervir e ajudar.
Mas as suposições são sempre suposições.
E as situações adversas sempre devem ensinar-nos algumas lições. E esta crise pode nos dar lições para o nosso dia a dia e para o nosso futuro.
Especificamente, que medidas devemos tomar para garantir que teremos dinheiro suficiente r para nos ajudar em outra crise? O que podemos fazer daqui para a frente para podermos pagar as nossas contas e lidar com despesas imprevistas se perdermos os nossos empregos? Por que é uma boa ideia reduzir a nossa dívida e como podemos atingir essa meta?
Aqui estão algumas ideias que podem impulsionar seu pensamento.
Gaste menos do que ganha
É mais fácil falar do que fazer. Devemos reavaliar o que consideramos importante – especialmente se gosta de fazer compras, podemos continuar a comprar, mas em menos frequência e apenas o que é necessário.
Procure maneiras de poupar mais
Agora que você decidiu gastar menos do que ganha, vamos poupar.
Por exemplo, você pode conseguir algum dinheiro extra procurando serviços mais acessíveis. Refinanciar a sua hipoteca é uma boa opção.
Se você não tem um orçamento, faça um. Crie um fundo de emergência para pagar despesas inesperadas e grandes.
Assuma o controle de sua dívida
A dívida é como uma poupança ao contrário. Quando você está endividado, continua a pagar juros sobre bens e serviços que provavelmente consumiu há dois ou três anos. Se você tem as chamadas dívidas de consumidor, agora é a hora de controlar essa situação.
Você não está em um bom lugar se o saldo do seu cartão de crédito está a aumentar, você só está a pagar o mínimo, ou mesmo a não cumprir com os seus pagamentos.
Proteja seu poder aquisitivo
Se você trabalha, o bem-estar financeiro de sua família está intimamente ligado à sua capacidade de ganhar a vida. Se você não tem uma apólice de seguro para invalidez, considere obter uma. Antes de adquirir o seguro, porém, certifique-se de compreender a definição de invalidez da apólice e todos os outros termos da apólice.
Você também pode nomear alguém de sua confiança para tomar decisões financeiras e de saúde, caso não consiga tomá-las sozinho. Fale com seu advogado para saber mais sobre as opções disponíveis em seu estado.
Reveja a sua estratégia de investimento
Finalmente, lembre-se de que o risco é um dado adquirido no investimento.
Olhe em frente para o Futuro
Cada crise é diferente. No entanto, aqueles que pensam no futuro e têm algumas estratégias financeiras podem facilmente triunfar.
Para mais informações, contacte Fernando Valente, um consultor financeiro da LPL Financial. Tel. (908) 604-6526. Membro da NAS- DAC/SIPC.
(A informação supracitada não deve ser utilizada como base legal e/ou conse- lho fiscal. Em cada caso específico, se estiverem a pensar planear os seus bens, as partes devem procurar aconselhamento junto do seu contabilista ou advogado).