ESTUDO: Álcool e cafeína prejudicam qualidade de sono

O sono insuficiente é considerado pelos investigadores como um problema de saúde global não reconhecido, sendo que estudos anteriores mostram que cerca de um terço da população mundial é afectada por sintomas de insónia. 

E cerca de 70 milhões de americanos sofrem de perturbações do sono.

As pessoas que se sentem cansadas durante o dia devido a um sono deficiente bebem normalmente bebidas com cafeína durante o dia para as ajudar a manterem-se acordadas. 

Essas mesmas pessoas podem também beber álcool à noite para as ajudar a dormir.

Agora, um novo estudo publicado na revista ‘PLOS ONE’ é o primeiro conhecido a analisar a forma como o consumo de ambas as substâncias – cafeína e álcool – afecta o sono em geral. 

Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington descobriram que as pessoas que consomem ambas as substâncias não se apercebem de uma redução da qualidade do sono e que acreditam que esta falsa percepção pode levar a um ciclo habitual de automedicação de que as pessoas não se apercebem, levando a um sono de má qualidade.

De acordo com Frank Song, um pesquisador e candidato a doutoramento em psicologia clínica no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Escola de Medicina da Universidade de Washington e principal autor deste estudo, refere que, embora pesquisas anteriores tenham ensinado às pessoas os efeitos negativos da cafeína e, separadamente, do álcool no sono, não havia um estudo que investigasse como as duas substâncias juntas afectam o sono.

Para este estudo, utilizaram-se ferramentas di-gitais de inquérito diário para medir os hábitos de consumo de álcool e cafeína e as medidas relacionadas com o sono de 17 operadores financeiros do sexo masculino, a tempo inteiro, du-rante seis semanas.