EUA. ELEIÇÕES. Urnas estão hoje abertas em New Jersey até às 8:00 da noite; saiba onde votar no Ironbound
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Há uma mão-cheia de candidatos de origem lusa e expressão portuguesa que vão a votos nas eleições intercalares de hoje, 7 de Novembro, 3.ª feira, nos Estados Unidos.
Em New Jersey, as urnas abriram às seis da manhã e os eleitores podem exercer o seu direito de voto até às 8:00 da noite.
No Bairro Leste de Newark, NBJ, onde o jornal LUSO-AMERICANO está localizado, estes são os locais de voto:
•Wilson Avenue School, 19 Wilson Ave.
•Acores Social & Sports Club, 144 Wilson Ave.
•Riverbank Park (entrada pela Somme St.) Van Bruen St.
•Hawkins Street School, 8 Hawkins St.
•Ann Street School, (entrada pela B), 30 Ann St.
•Den of Lions Sports Academy, 18 -20 Gotthardt St.
•Oliver Street School, 86 Oliver St.
•South Street School, 44 Hermon St.
•Mt. Carmel Church, 259 Oliver St.
•East Side High School, 238 Van Buren St.
•East Ward Elementary School, 104 Oliver Street
•Wilson Avenue School, 19 Wilson Ave.
•Fire House – Eng. Co. #5, 65 Congress St.
•Wilson Avenue School, 19 Wilson Ave.
•Roca-O-Norte Club, 214 Walnut St.
•Old First Presbyterian Church, 820 Broad St.
•Essex Plaza, 1060 Broad Street
Para mais informações sobre locais de voto, ligue para 1-877-658-6837 ou vá a: https://www.nj.gov/state/elections/vote.shtml
Eis alguns dos luso-descendentes a concorrerem nos estados de New Jersey, Nova Iorque e Pensilvânia:
🗳️ELIANA PINTOR-MARÍN
New Jersey
Eleita para o cargo em 2013, em substituição do também luso-americano Albert Coutinho, Eliana Pintor-Marín concorre à reeleição para deputada estadual em New Jersey pelo distrito eleitoral 29 – que cobre zonas de Newark, no condado de Essex, e de East Newark e Harrison, no de Hudson.
A democrata, filha de emigrantes do distrito de Aveiro, casada e mãe de 3 filhas, terá pela frente um oponente republicano, Orlando Mendez.
🗳️JORGE DOS SANTOS
New Jersey
O luso-americano Jorge dos Santos avança dia 7 de Novembro com uma candidatura a comissário pelo Distrito Eleitoral 9 do condado de Hudson, em New Jersey; o seu nome surge na alínea 5B no boletim de voto.
Santos, de 49 anos, é natural de Newark e filho de emigrantes do distrito de Aveiro; fala português e reside há muitos anos em Kearny, sendo esta a sua primeira incursão no mundo da política.
“Estou cansado da burocracia que grassa o nosso governo local e decidi quer era altura, como cidadão, de tentar fazer qualquer coisa”, diz, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, o proprietário de uma pequena rede de lavandarias que foi talhante durante vários anos. “Não estou às ordens de ninguém e o meu único propósito é servir os moradores da área”.
O seu distrito eleitoral inclui três municípios com significantes comunidades lusas – Kearny, Harrison e East Newark.
🗳️PETER SANTANA
New Jersey
O brasileiro Peter Santana, natural de Salvador da Bahia, concorre dia 7 de Novembro ao cargo de ‘mayor’ no município de Kearny – cargo que vem ocupando, por indicação do partido democrata, desde que há alguns meses o luso-americano Alberto Santos o deixou vago para se tornar juiz do Tribunal Superior, por indicação do Governador Phil Murphy.
Responsável pela área técnica do distrito escolar de Harrison e ainda director das operações nocturnas da Washington Middle School, em Harrison (posição que ocupa em regime part-time), Peter Santana foi vereador pelo Bairro 2 e procura agora o apoio dos moradores de Kearny para o seu 1.º mandato por inteiro como ‘mayor’.
Terá pela frente o luso-americano Sydney Ferreira (R) e a independente Carol Jean Doyle.
Entre os desafios que espera ter pela frente, estão melhoramentos em obras de infra-estruturas – tais como a substituição da rede de iluminação do município por linhas LED no prazo de 10 anos, tal como exigido por Trenton – “trabalho que já iniciámos e que irá continuar” – e a rede de esgotos. “Temos também de continuar a criar condições para a atracção de investimento a Kearny”, disse ao LA.
🗳️SYDNEY FERREIRA
New Jersey
O luso-americano Sydney Ferreira candidata-se ao cargo de ‘mayor’ de Kearny, NJ pela segunda vez, avançando agora pelo partido republicano. Terá pela frente o candidato democrata Peter Santana (que assume interinamente a posição de autarca) e a independente Carol Jean Doyle.
“Kearny tem um lugar especial no meu coração e estou decidido a trazer à tona a mudança que Kearny merece”, disse ao jornal LA.
A ser eleito, o filho de mãe ílhavense e pai açoriano de São Miguel tornar-se-á no segundo Presidente da Câmara de Kearny de origem portuguesa, a seguir a Alberto Santos.
Ferreira teve uma infância tipicamente portuguesa; formou-se em Economia pela Rutgers e trabalha nas áreas da banca e imobiliária. O interesse da política surgiu-lhe por influência do pai.
🗳️JOSÉ RODRIGUES
New Jersey
O luso-americano José Rodrigues surge no boletim de voto no município de Kearny, NJ, na alínea 7B a concorrer a vereador pelo Bairro 2.
Agente de seguros, Rodrigues disse ao jornal LUSO-AMERICANO que concorre pela primeira vez a um cargo político, alinhado pelo partido Republicano.
Apesar de ter nascido em Newark, há 51 anos, filho de emigrantes portugueses de Arcos de Valdevez, já mora há 25 anos em Kearny e fala português; é casado e pai de 3 filhos.
Se eleito, quer combater o aumento dos impostos prediais e lutar pela construção de um centro comunitário.
🗳️MARIA CARVALHO
New Jersey
Maria Carvalho concorre à reeleição para o cargo de comissário escolar na cidade de Elizabeth, NJ. Natural de Lisboa, emigrou com apenas 4 anos para os Estados Unidos e formou-se em 1990 pelo Liceu local.
Casada e mãe de dois filhos, é figura activa na vida portuguesa e norte-americana, sendo funcionária da câmara de Elizabeth, onde é assistente-executiva para o planeamento e desenvolvimento comunitário.
Maria Carvalho, que também assume a presidência do comité do partido democrata local, foi eleita pela primeira vez em 2014.
🗳️SHAWN GUERRA
New Jersey
O luso-descendente Shawn Guerra, de 34 anos, concorre a vereador pelo partido democrata em Bound Brook, NJ. Filho de emigrantes da Torreira-Murtosa, é bombeiro no município onde reside com a mulher e dois filhos menores e Presidente da Hose Company 1 da corporação local de ‘soldados da paz’.
“Estou em crer que, com a minha experiência como agente de protecção civil, pai de família e empresário no sector privado, posso dar uma contribuição positiva para a resolução dos problemas que carecem atenção na nossa comunidade”, afirma Shawn Guerra, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.
O luso-americano aparece no boletim de voto na equipa do candidato a ‘mayor’, Dominic Long, ex-‘state trooper’ e actualmente vereador – que concorre contra o autarca republicano titular do cargo, David Morris.
O ‘borough’ de Bound Brook, no condado de Somerset, localiza-se junto ao rio Raritan e tem, de acordo com o recenseamento populacional de 2020, perto de doze mil habitantes.
🗳️JULIE MEIRA
New Jersey
No município de South River, NJ, condado de Middlessex, a luso-americana Julie Meira concorre à reeleição a vereadora. A democrata concorre na alínea A com o candidato a ‘mayor’ Shawn P. Haussermann e a vereador Joseph A. Donato.
Meira é cabeleireira de profissão, fez o liceu em South River, é casada e mãe de 3 filhas. Natural de New Brunswick, NJ, e filha de emigrantes alentejanos do distrito de Portalegre, foi eleita pela 1.ª vez em 2017 e espera obter agora – aos 34 anos – o seu terceiro mandato.
🗳️JOSÉ LUÍS FERNANDES
Pensilvânia
O português Joe Fernandes concorre à reeleição para o cargo de juiz no Philadelphia County Court of Common Pleas, naquela urbe do estado da Pensilvânia.
Fernandes, que já foi cônsul honorário de Portugal em Filadélfia, é advogado de profissão e foi eleito juiz em 2014.
🗳️MANNY VILAR
Nova Iorque
Em Long Island, o antigo sargento da New York State Park Police concorre a legislador do condado de Suffolk pelo distrito eleitoral 2. O candidato republicano de 63 anos é natural de Newark, NJ, e filho de um emigrante português da Murtosa e também foi líder sindical ligado às forças de segurança pública no estado de Nova Iorque; ocupa também o cargo de Presidente do Comité Republicano de East Hampton, onde vive.
🗳️ROBERTO ALVES
Connecticut
O português Roberto Alves concorre pela 2.ª vez a ‘mayor’ (presidente da Câmara) da cidade de Danbury, no estado norte-americano de Connecticut. O emigrante minhoto de Fafe, que veio para os Estados Unidos com 5 anos de idade, foi vereador-geral e o único luso-americano – em anos recentes – com assento no Conselho Municipal da 5.ª maior área urbana do ‘Estado Constituição’.
“Chegou a hora de elegermos um ‘mayor’ de origem portuguesa nesta cidade onde a nossa comunidade tem muito peso e contribuído para que seja um dos melhores lugares para se viver na América”, disse ao LA, fazendo eco de um artigo do diário USA Today que em 2015 colocou a ‘Hat City’ em 2.º lugar na lista das cidades dos Estados Unidos com melhor qualidade de vida.
Alves terá pela frente o actual titular do cargo, o republicano, Dean Esposito.
🗳️JORGE SOUSA
Connecticut
O português Jorge Sousa, de 45 anos, é candidato a vereador-geral na cidade de Danbury, o 7.º maior centro populacional do estado norte-americano de Connecticut. O agente imobiliário avança para as eleições intercalares de 7 de Novembro próximo com o apoio do partido democrata e enquadrado na equipa política do também português Roberto Alves, candidato a Presidente da Câmara, concorrendo pela primeira vez a um cargo de natureza política.
Com dois candidatos nascidos em Portugal (Sousa é transmontano de Vila Pouca de Aguiar e Alves minhoto de Fafe), as eleições de Novembro poderão ter um carácter histórico para a comunidade lusa de Danbury – elegendo um ‘mayor’ e um vereador-geral portugueses, um feito político inédito na região.
Jorge Sousa veio aos 15 anos para os EUA e vive há três décadas em Danbury, onde é proprietário de um escritório que actua na área imobiliária e de gestão de propriedades. É casado e pai de dois filhos.
Para Jorge Sousa, concorrer este ano faz parte de uma estratégia alargada de apoio à candidatura de Roberto Alves a ‘mayor’. “Calhou nesta altura haver uma equipa de pessoas que me sinto confortável em apoiar”, explica Sousa, em entrevista ao LA. “Já me queria ter envolvido há mais tempo, mas sentia não ter aparecido ainda a oportunidade certa com as pessoas certas. Com o Roberto [Alves], temos um candidato honesto e dedicado que merece todo o nosso apoio”.
🗳️JOHN GOMES
Connecticut
O cabo-verdiano John Gomes concorre a ‘mayor’ na cidade norte-americana de Bridgeport, em Connecticut. Gomes emigrou aos 9 anos, em 1981, para os EUA.
Fez os estudos em Bridgeport e formou-se em gestão e marketing pela Universidade de Connecticut.
É membro do Clube Cabo-Verdiano local, do qual já foi presidente.
Com experiência tanto no sector privado como no público, avança como candidato independente para as eleições de 7 de Novembro contra o titular do cargo, Joe Ganim.
🗳️NASSAU COUNTY
Long Island, NY
A candidata Jennifer DeSena concorre à reeleição para o cargo de comissária no município de Hempsteas do Norte, em Long Island, NY
No condado nova-iorquino de Nassau, vão a votos dia 7 de Novembro (3.ª feira) três candidatos americanos que estão próximos da comunidade portuguesa e que contam com o apoio do ‘mayor’ de Mineola, Paulo Pereira, e do senador estadual Jack Martins.
Scott Strauss é candidato a legislador do condado em Nassau (Long Island)
Assim, no distrito eleitoral 9, o ex-agente da polícia Scott Strauss concorre a legislador do condado pelo partido republicano; sobejamente conhecido pelos portugueses da região, foi ‘mayor’ de Mineola e figura assídua em eventos comunitários.
Ed Scott concorre a vereador no município de Hempstead do Norte
Já no município de Hempstead do Norte, Jennifer DeSena concorre à reeleição para o cargo de supervisora (procurando assim um 2.º mandato) e o ex-polícia e activista comunitário Ed Scott a vereador – ambos pelo partido republicano.