EUA: Candidatos luso-americanos com boa prestação nas eleições intercalares; Câmara dos Representantes deve manter os mesmos 3 congressistas de origem portuguesa
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Os resultados das eleições intercalares de 8 de Novembro estão ainda a ser apurados, sobretudo no estado da Califórnia – onde há três congressistas de origem portuguesa. No entanto, a grande maioria dos candidatos de origem portuguesa foi eleita, reeleita ou está em posição de o ser.
No Distrito Eleitoral 21 da Califórnia, o congressista democrata Jim Costa, 70, com 75% dos votos contabilizados, vai à frente com 54,6% do eleitorado (44,710 votos), contra os 45,4% do seu adversário.
O congressista foi eleito em 2005, depois de ter passado de 1978 a 2002 pelas duas câmaras da Assembleia Legislativa da Califórnia. É filho de imigrantes açorianos que chegaram aos EUA no início do século XX; a família trabalha no sector do leite.
No Distrito Eleitoral 22, também na Califórnia e com 53% dos votos já apurados, o luso-descendente e republicano David Valadão vai à frente com 52% do eleitorado (29,677 votos), enquanto Rudy Salas, o seu oponente, conta com 47,5%.
Considerado republicano moderado, o congressista de 45 anos votou a favor da impugnação do Presidente Trump e, ainda assim, conseguiu o feito de avançar das primárias para as gerais na corrida ao redesenhado Distrito Eleitoral 22 da Califórnia.
David Gonçalves Valadão nasceu em Hanford, CA; o pai, Eduardo Valadão, é natural de Fontinhas, um freguesia da ilha Terceira (Açores), e emigrou para Los Angeles em 1969. A mãe, Maria Gonçalves Valadão, é também da Terceira, embora tenha nascido na freguesia de Ribeirinha.
Muito embora esteja com apenas 0,11% à frente, de momento, com 61% dos votos apurados, o empresário luso-descendente John Duarte pode vir a tornar-se congressista pelo Distrito Eleitoral 13 da Califórnia; a acontecer, Duarte poderá tornar-se no 4.º congressista luso da Califórnia e no 5.º na Câmara Alta do Congresso.
Em Massachusetts, a democrata Lory Loureiro Trahan foi facilmente reeleita com 63,3% dos votos. Loureiro Trahan, 49, que tomou posse em 2019 durante as eleições intercalares desse ano, é a primeira mulher congressista de origem portuguesa de que há registo. A legisladora federal representa o Distrito Eleitoral. Nasceu em Lowell, MA, com origens no Porto e nos Açores.
No Distrito Eleitoral 3 de Nova Iorque, o brasileiro-americano George Santos foi eleito congressista com 54,2% – sendo mesmo o 1.º membro da Câmara dos Representantes de origem brasileira. É economista e nasceu em Queens.
Em Connecticut, o senador estadual Rick Lopes foi reeleito com 59% dos votos; filho de emigrantes de Mira de Aire, representa o Distrito Eleitoral 6. Eleito em 2020, Lopes transitou do cargo de deputado estadual no Distrito Eleitoral 24 para o actual posto.
No mesmo ‘Estado Constituição’, a republicana Michelle Coelho, casada com um luso-americano, perdeu as eleições para a câmara alta em Hartford.
Na Pensilvânia, a luso-descendente Lisa Boscola foi facilmente reeleita senadora estadual com 60,816 votos (57,6% do eleitorado).
Eleita em 1999, e hoje com 60 anos, a democrata Lisa Boscola, filha de emigrantes minhotos em Bethlehem, recandidata-se ao cargo pelo Distrito Eleitoral 18, que engloba áreas dos condados de Lehigh e Northampton. Com a retirada política do senador federal Patrick Toomey, é agora a única figura política eleita no “Keystone State”.
Em Massachusetts, o democrata Jake Oliveira é o mais novo senadora estadual em Boston, eleito com 55% dos votos. O agora deputado estadual pela região de Ludlow tem 35 anos, é formado em Ciências Políticas, e bisneto de emigrantes da Guarda.
Ainda em Massachusetts, foram reeleitos os senadores estaduais Marc Pacheco (com 54% do eleitorado) e Michael Rodrigues (57%).
No que a deputados estaduais diz respeito, Cecília Aguiar-Curry, da Califórnia, está com 47% do eleitorado, à frente do seu oponente.
Em Connecticut, o brasileiro Farley Santos foi eleito como democrata com 56% dos votos. O actual vereador pelo Bairro 4 em Danbury, que faz carreira na banca, vai representar o Distrito Eleitoral 109.
Em Massachusetts, estão reeleitos António Cabral, Alan Sílvia, David Vieira, Carol Gomes Doherty e as brasileiras Priscilla Sousa e Rita Mendes.
Em East Providence, no estado de Rhode Island, Roberto da Silva avança para novo mandato como Presidente da Câmara, tendo obtido 60,7% dos votos na 5.ª maior cidade daquele estado.
NEW JERSEY
No ‘Estado Jardim’, a maior parte dos candidatos de origem portuguesa foi reeleita.
No condado de Union, o comissário Sergio Granados conquistou 20,63% do eleitorado, com quase 80 mil votos (foi mesmo o 2.º candidato mais votado); toma posse em Janeiro.
O democrata é o único luso-descendente a com assento no comissariado neste condado.
No vizinho município de Union, a advogada luso-descendente Suzette Cavadas foi reeleita vereadora com 35,13% do eleitorado (8,892 votos), tendo mesmo sido a mais votada entre os 4 candidatos ao cargo.
Com origens na zona de Cantanhede e natural de Newark, é também vice-“mayor” no município de Union, NJ (onde aliás é “mayor” o português Manuel Figueiredo). Foi eleita pela 1.ª vez há 11 anos, pelo partido democrata.
No município de Harrison, o português Delfim Sarabando foi eleito vereador com 501 votos. O democrata, natural de Vagos-Aveiro, tinha sido indicado pelos membros do comité democrata do condado de Hudson para substituir em Fevereiro deste ano o também português Francisco Nascimento, no Bairro 3. Vai agora cumprir o seu primeiro mandato por força do voto popular.
No Comité Escolar de Elizabeth, Diane Barbosa foi facilmente reeleita com 5,862 votos (ou 34,08% do eleitorado) e é mesmo a mais votada dos 3 candidatos àquele órgão.
Barbosa é uma das três portuguesas que compõem aquele órgão, a que se juntam Maria Carvalho e Stefanie Gonçalves Pestana (que não vão a votos este ano).
Em Kenilworth, John Ferreira foi também o candidato mais votado para o Comité escolar local, com 1,341 votos.
No município de Kearny, o luso-americano Sydney Ferreira perdeu as eleições para vereador pelo Bairro 4 e José Soares é reeleito para o Comité Escolar com 31,78% do eleitorado.
CONNECTICUT
No estado de Connecticut, a advogada luso-americana Rosa Rebimbas saiu vencedora da renhida corrida ao cargo de “Probate Judge” no Distrito Eleitoral 21.
Com 10,647 votos, derrotou o ocupante do cargo, o juiz democrata Pete Mariano.
Rebimbas, que é casada e mãe de duas filhas, transita assim do poder legislativo para o judicial.
Filha de pai da Murtosa e mãe natural de Estarreja, foi eleita em 2009 pelo Distrito Eleitoral 70 como Deputada Estadual à Assembleia Legislativa – cargo que exercerá até final de Dezembro.
Formada pela University of Utah, a sua área de actuação judicial inclui Naugatuck, Prospect, Beacon Falls e Middlebury.