EUA. Chefe Anthony Gonçalves vai ser reconhecido pela indústria de restauração em Portugal
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
O chefe de cozinha luso-americano Anthony Gonçalves, de White Plains, NY, vai receber o Prémio “Portugueses Lá Fora”, a ser atribuído pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
O chefe, que está a cargo da cozinha do restaurante “Kanopi”, a ocupar todo o 42.º andar do Hotel Opus, será assim homenageado pelo conjunto da sua carreira na gala daquele organismo a ter lugar dia 21 de Junho no Casino Estoril, em Portugal.
Criada em 1896, a AHRESP “é a maior Associação empresarial na defesa e representação de um sector que é uma das mais importantes locomotivas do desenvolvimento e da economia da sociedade portuguesa: o Turismo”, pode-se ler no seu portal.
De 2015 a esta parte, o Prémio “Portugueses Lá Fora” foi já atribuído ao restaurateur Carlos Ferreira (de Toronto, Canadá); Chefe Nuno Mendes (Londres, Reino Unido); chefe George Mendes (Nova Iorque, EUA); Academia do Bacalhau (África do Sul); Pastelaria Canelas (Paris, França); empresário da área alimentar António Seabra (New Jersey, EUA) e chefe David Costa (Califórnia, EUA).
Anthony Gonçalves é um dos nomes luso-americanos mais destacados da cena gastronómica, apostando a alto nível na cozinha das suas raízes. Surgiu recentemente na lista dos 20 semi-finalistas ao prémio de “Best Chef” no estado de Nova Iorque da Fundação “James Beard” – uma instituição gastronómica norte-americana.
Natural de Westchester mas filho de emigrantes de Póvoa de Penafirme (Torres Verdes) e Sabugal (Guarda), o chefe tem como habitués no seu restaurante a cantora Vanessa Williams e jogadores dos “Rangers”, “Knicks”, “Nets”, entre outros.