EUA: Comunidade lusa vai unir-se em prol do Centro de Dia de Paços de Gaiolo (Marco de Canaveses). Saiba como ajudar

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

A comunidade portuguesa de Long Island está a preparar-se para uma noite solidária em prol do futuro dos idosos de Paços de Gaiolo, freguesia do concelho de Marco de Canaveses. No próximo dia 13 de Setembro, pelas 7:00 da noite, terá lugar uma festa de angariação de fundos no Portuguese-American Center of Suffolk, localizado em Farmingville, Nova Iorque.

O evento é promovido por alguns naturais da terra aqui radicados com o objectivo de reunir verbas para a transformação de uma antiga escola primária num moderno Centro de Dia destinado à população sénior da freguesia. Esta iniciativa visa preservar a memória e a história local, ao mesmo tempo que oferece um espaço seguro, acolhedor e adaptado às necessidades da terceira idade.

As obras já decorrem no local onde vai ficar instalado o Centro de Dia

Utentes do Centro de Convívio Pensapassos

Paços de Gaiolo é uma povoação portuguesa do Município de Marco de Canaveses que foi sede da extinta Freguesia de Paços de Gaiolo. A Freguesia de Paços de Gaiolo foi extinta pela reorganização administrativa de 2013, tendo o seu território sido agregado ao da Freguesia de Penhalonga para criar a Freguesia de Penhalonha e Paços de Gaiolo.

A festa contará com entretenimento ao vivo, protagonizado pelo artista Alberto Oliveira, dos “Ipanema”, e haverá ainda comida tradicional portuguesa, leilões e rifas com cestas variadas. Os bilhetes têm o custo de 75 dólares para adultos e 35 dólares para crianças dos 6 aos 12 anos.

Para reservas, os interessados devem contactar Tony Melo pelo (516) 790-3272 ou Joe Conceição, (631) 767-5687).

As doações são também bem-vindas e podem ser feitas através de Isabel Melo, (631) 514-5938; Sandra Fernandes, (631) 790-5529 ou Ana Conceição, (631) 872-2132.

Maqueta do futuro Centro de Dia da Associação Pensapassos

CENTRO DE DIA E SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO EM PENHALONGA E PAÇOS DE GAIOLO

A antiga escola primária de Paços de Gaiolo vai renascer com uma nova missão: acolher e apoiar a população idosa através da criação do Centro de Dia da Associação Pensapassos. Este edifício, que, durante décadas, foi um pilar educacional, será transformado num espaço moderno e acolhedor para proporcionar bem-estar e qualidade de vida à comunidade envelhecida.

Este edifício terá sido alugado para ser a escola feminina de Paços de Gaiolo pouco depois da implantação da República, em 1912, e nele aprenderam a ler várias gerações de avós, pais e netos até 1972, quando foi inaugurada a nova escola primária. Hoje, a sua recuperação para fins sociais representa um acto de generosidade e compromisso com o bem-estar da comunidade, graças à doação de Serafim Costa, um antigo aluno. Esta iniciativa tem mobilizado os habitantes locais, que se unem para angariar fundos e colaborar na concretização deste projecto essencial.

O sonho de criar um Centro de Dia e um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) nasceu da necessidade de dar resposta ao envelhecimento da população e à falta de apoio adequado para os idosos. Em Penhalonga e Paços de Gaiolo, como em muitas áreas rurais, os desafios do envelhecimento incluem isolamento social, dificuldades no acesso a serviços de saúde e a ausência de uma rede de suporte estruturada. Muitos idosos vivem sozinhos ou dependem de familiares que enfrentam dificuldades para equilibrar trabalho e responsabilidades pessoais. A falta de apoio adequado coloca esta população em risco de depressão e problemas de saúde não tratados.

O Centro de Dia será um espaço seguro para socialização e actividades que promovam o bem-estar físico e mental. Já o SAD permitirá que os idosos recebam apoio em suas próprias casas, incluindo ajuda na higiene pessoal, entrega de refeições, acompanhamento a consultas médicas e assistência nas tarefas diárias.

Além de responder às necessidades dos idosos, o projecto terá um impacto positivo na economia local, criando empregos e mobilizando recursos.