EUA concedem ajuda à Costa Rica para combater o crime organizado
Os EUA anunciaram a concessão de um fundo de US$ 24 milhões à Costa Rica para ajudar o país na luta contra o crime organizado. A Casa Branca indicou que o dinheiro será destinado a diferentes projectos, incluindo melhorias nas esquadras da polícia, da Guarda Costeira e no Serviço de Vigilância Aérea da Costa Rica, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira (29).
O anúncio foi feito após uma reunião entre os presidentes da Costa Rica, Rodrigo Chaves, e dos EUA, Joe Biden, em Washington, DC. No encontro, os líderes discutiram como aprofundar a acção bilateral em “questões de segurança para combater o crime organizado e o consequente aumento da violência e da corrupção”, acrescentou a Casa Branca.
Biden e Chaves também abordaram a questão da migração no continente, especificamente os esforços dos EUA para controlar a chegada de migrantes à fronteira através da rota da selva de Darien, que passa pela Costa Rica.
Biden agradeceu ao Governo centro-americano a cooperação na “promoção de uma migração segura, ordenada e regular”. Os dois chefes de Estado falaram da importantes problemas estruturais” como a pobreza e falta de oportunidades”, relatou Chavez no final da reunião.