EUA. Convenção Nacional Democrata também ‘fala português’
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Pelo menos duas figuras políticas portuguesas dos Estados Unidos da América participam na Convenção Nacional do Partido Democrata – que arrancou esta segunda-feira, 19 de Agosto, e vai até quinta, 22, no gigantesco United Center da cidade de Chicago, no estado de Illinois.
A Convenção irá reconhecer oficialmente a vice-presidente Kamala Harris como candidata do partido à Casa Branca nas eleições gerais de 5 de Novembro, onde terá pela frente o ex-Presidente republicano Donald Trump.
A nomeação de Harris assume um carácter histórico, tratando-se da primeira mulher negra e de origem sul-asiática candidata por um dos dois grandes partidos americanos à presidência.
A Convenção Nacional Democrata decorre até quinta-feira em Chicago
O Presidente da Câmara de Danbury, o português Roberto Alves, é um dos delegados de Connecticut à convenção
O senador estadual Marc Pacheco é um dos delegados de Massachusetts à convenção
Para além de intervenções de ex-Presidentes e de outras figuras maiores do partido democrata, a Convenção contará com centenas de delegados de todas as regiões do País – e entre os quais figuram pelo menos dois luso-americanos, o Presidente da Câmara de Danbury, estado de Connecticut, Roberto Alves e o senador estadual Marc Pacheco, do estado de Massachusetts.
O emigrante minhoto Roberto Alves, natural de Fafe (Portugal), é desde 30 de Novembro do ano passado o primeiro Presidente da Câmara de Danbury de origem portuguesa; Alves comanda os destinos da 3.ª maior cidade na região sudoeste do estado de Connecticut e a 7.ª maior do ‘Estado Constituição’. O português também é o primeiro ‘mayor’ democrata da cidade em mais de duas décadas.
Lembre-se que, na sua cerimónia de tomada de posse como 32.º ‘mayor’ de Danbury, no anfiteatro da Rogers Park Middle School, estiveram o Governador Ned Lamont, o senador Richard Blumenthal, a vice-governadora Susan Bysiewicz, a secretária de estado Stephanie Tomas e a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe.
Considerado uma das grandes promessas políticas portuguesas nos Estados Unidos, o ‘mayor’ Roberto Alves disse ao LUSO-AMERICANO ser “uma honra não apenas participar na Convenção, como integrar o Comité de Regras da mesma”.
Entre os delegados do estado de Massachusetts à Convenção Democrata em Chicago, está o veterano Marc Pacheco, senador estadual em representação do Distrito Eleitoral de Plymouth e Bristol na Assembleia Legislativa de Boston.
Eleito em 1989, Marc Pacheco é considerado o decano dos políticos luso-americanos no ‘Bay State’ e este será o seu último mandato.
Pacheco nasceu em Taunton filho dos emigrantes açorianos Emily Henriques e Richard Pacheco, tendo-se formado pela Suffolk University. Começou carreira político em 1980, ao ser eleito para o Comité Escolar de Taunton e, anos depois, passou a deputado estadual.