EUA e Equador apresentarão resolução na ONU sobre força de segurança no Haiti

Os Estados Unidos se comprometeram a “encontrar os recursos” para uma força de segurança liderada pelo Quênia no Haiti e, ao lado do Equador, apresentarão uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para autorizá-la, informou o Departamento de Estado nesta segunda-feira (31). No sábado (28), o Quênia anunciou que está disposto a liderar uma força multinacional no Haiti e a enviar 1.000 policiais para ajudar a “restabelecer a normalidade no país e proteger as instalações estratégicas”.

Esta “proposta de implementação” requer um mandato do Conselho de Segurança da ONU.

“Os Estados Unidos ao lado do Equador vão apresentar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para dar esse passo” em “um futuro próximo”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em colectiva de imprensa diária nesta segunda-feira (31).

Os EUA assumem a presidência mensal do Conselho de Segurança a partir de terça-feira (31). Depois, o Quênia deve enviar uma missão de avaliação, “o que planejam fazer nos próximos dias e semanas”, para analisar as condições de implementação, afirmou.