EUA: Elevado nível de alerta para as bases militares na Europa

O exército dos Estados Unidos elevou o nível de alerta de várias das suas bases localizadas na Europa para o seu segundo nível mais alto (conhecido como “Charlie”), informaram vários meios de comunicação no domingo, como por exemplo, a ABC News e a CNN.

Segundo uma fonte militar, este nível não era accionado há pelo menos uma década, e é feito quando “ocorre um incidente ou quando são recebidas informações que indicam a probabilidade de alguma forma de acção terrorista ou de ataque a pessoal ou instalações”.

O nível mais alto, conhecido por “Delta”, é aplicado quando já ocorreu um ataque terrorista ou quando este é “iminente”.

O Comando Europeu dos EUA (USEUCOM) não confirmou a mudança de estatuto, referindo apenas que “continuamos vigilantes”.

O Pentágono, por sua vez, disse que “devido a uma combinação de factores que podem afectar a segurança dos membros do serviço dos EUA e das suas famílias estacionados no teatro de operações europeu, o Comando Europeu dos EUA está a redobrar os seus esforços para reforçar a vigilância durante os meses de verão”.

Este departamento aconselha os cidadão americanos na Alemanha, onde está sediado o USEUCOM, a terem mais cuidado devido ao terrorismo.