EUA. Ex-juiz luso-americano nomeado cônsul honorário de Timor-Leste na zona da Nova Inglaterra
A embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Washington, DC anunciou a semana passada a nomeação do juiz luso-americano Phillip Rapoza para o cargo de cônsul honorário daquela nação de língua oficial portuguesa.
Trata-se da primeira vez que Timor-Leste nomeia um cônsul honorário nos Estados Unidos, indo o juiz Raposa – de acordo com um comunicado oficial enviado à redacção do jornal LUSO-AMERICANO – ter jurisdição sobre os seis estados que englobam a região da Nova Inglaterra.
O juiz Phillip Rapoza e o 1.º ministro timorense Xanana Gusmão
A nomeação foi aprovada e confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano.
Timor-Leste, como se sabe, é uma ex-colónia portuguesa na Ásia que, ao tornar-se livre do jugo da Indonésia (que anexara o país após a independência de Portugal), se tornou a primeira nova nação do século XXI.
Timor-Leste no mapa
O juiz Phillip Rapoza viveu em Timor-Leste durante dois anos, período durante o qual desempenhou funções como juiz internacional nos Painéis Especiais para Crimes Graves, apoiados pelas Nações Unidas. Desde então, tem sido um dos principais apoiantes do sistema judicial de Timor-Leste, visitando frequentemente o país para promover o Estado de direito.
Ao nomear Rapoza para o cargo de Cônsul Honorário, o Primeiro-Ministro timorense Xanana Gusmão citou a sua paixão, profissionalismo e qualificações para representar Timor-Leste na Nova Inglaterra. O Primeiro-Ministro observou que a integridade e o compromisso de Rapoza para com os interesses do povo timorense são tidos em grande consideração.
O juiz luso-americano, reagindo à nomeação, afirma: “penso em Timor-Leste como a minha segunda casa e levo este novo papel muito a sério”. E acrescenta: “Farei o meu melhor para promover as relações sociais, culturais, educacionais e económicas entre Timor-Leste e os Estados Unidos e colaborarei com várias instituições, escolas, empresas, organizações e indivíduos para fazer avançar esses esforços”.
A finalizar, diz: “Timor-Leste tornou-se um modelo de estabilidade, governação democrática e respeito pelo Estado de direito. Serve de inspiração para democracias emergentes em todo o mundo”.
A nomeação do juiz Rapoza como Cônsul Honorário nos Estados Unidos é um passo significativo para fortalecer os laços entre Timor-Leste e os Estados Unidos e constitui um valioso serviço público para ambas as nações.
Phillip Rapoza cresceu na cidade de New Bedford, no estado de Massachusetts, e formou-se superiormente por duas universidades de topo – a Yale, em Connecticut, e a Cornell, no estado de Nova Iorque (nesta última formou-se em Direito).
À altura da sua reforma, em 2015, o juiz Phillip Raposa era juiz-chefe do Tribunal de Apelos do estado de Massachusetts; depois de ter sido nomeado para aquela instância em 1998, o jurista de origem portuguesa ascenderia ao posto de juiz-chefe em 2006.