EUA | Jornal LUSO-AMERICANO agraciado com prémio de Imprensa da Montclair State University
O jornal LUSO-AMERICANO, fundado em 1928 e com sede na cidade de Newark, estado de New Jersey, foi agraciado no passado dia 6 com o prémio principal deste ano do “Center for Cooperative Media” da Montclair State University.
Os “NJ Ethnic and Community Media Awards”foram revelados e atribuídos numa cerimónia decorrida no “The College of New Jersey”, onde a quase centenária publicação do Ironbound esteve representada pelo “publisher” António Marinho e pelo director de operações Paul Matinho.
De acordo com a entidade que os atribui, os prémios “reconhecem a excelência e as contribuições dos mais de 145 meios de comunicação étnicos e comunitários do Garden State”.
![](https://lusoamericano.com/wp-content/uploads/2025/02/IMG_9184-768x1024.jpg)
O bissemanário LUSO-AMERICANO arrebatou o prémio principal deste ano – o “Ethnic & Community Media Lifetime Award”
O bissemanário LUSO-AMERICANO arrebatou o prémio principal deste ano – o “Ethnic & Community Media Lifetime Award”, que “homenageia um excelente meio de comunicação étnico e comunitário que contribui significativamente para a sua comunidade e desempenha um papel fundamental no avanço do envolvimento e desenvolvimento comunitário ao longo de muitos anos” – de acordo com a Montclair State University.
![](https://lusoamericano.com/wp-content/uploads/2025/02/luso3-1-1024x968.png)
Concorriam ainda a este categoria o “The Ukrainian Weekly”, fundado em 1894 e o “Nowy Dziennik”, de 1971 (virado para a comunidade polaca).
![](https://lusoamericano.com/wp-content/uploads/2025/02/luso2-842x1024.png)
“É uma profunda honra receber este prestigioso prémio em nome de toda a equipa que produz o jornal LUSO-AMERICANO, semana após semana”, afirma António Matinho. “Por outro lado, apraz-me saber que a Montclair State University reconhece igualmente o esforço por nós empreendido para continuar a levar à comunidade lusa em todo o país um produto com qualidade informativa e com serviço público”.
As outras duas categorias de prémios foram: “Ethnic & Community Media Champion Award” e “Ethnic & Community Media Leadership Award”.
![](https://lusoamericano.com/wp-content/uploads/2025/02/luso1-1024x845.png)
O “Center for Cooperative Media” foi criado em 2012 “em resposta à redução de meios de comunicação de Nova Jersey e às mudanças na propriedade dos meios de comunicação públicos regionais. Estas mudanças no panorama noticioso e informativo”, nota a entidade, “prejudicaram o volume de notícias locais disponíveis num estado que historicamente teve uma cobertura noticiosa limitada, devido à sua proximidade com as principais áreas metropolitanas da cidade de Nova Iorque e Filadélfia”.