EUA: Número de congressistas de origem lusa (5) deve manter-se o mesmo na Câmara dos Representantes

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

Uma das poucas decisões eleitorais ainda por tomar, decorrente das eleições gerais do passado dia 5 de Novembro nos Estados Unidos, diz respeito ao congressista de origem portuguesa John Duarte.

Duarte é republicano e representa o Distrito Eleitoral 13 da Califórnia, tendo-se recandidatado a um segundo mandato frente ao democrata Adam Gray.

De acordo com a Associated Press, Duarte vai à frente na contagem de votos, estando já contabilizadas 96% das me-sas eleitorais; o luso-descendente tem 50,1% dos votos (ou 101.217 votos), contra os 49,9% de Gray (100.866 votos).

Estas candidaturas são uma vez mais decisivas neste ciclo eleitoral, dado o complicado equilíbrio de poderes na Câmara dos Representantes (onde o partido republicano conta com uma vantagem mínima de 8 congressistas).

Por outro lado, a Associated Press declarou já vencedor o congressista democrata Jim Costa, também de origem portuguesa, no Distrito Eleitoral 21 da mesma Califórnia.

Com 98% das mesas de votos contabilizadas, Costa soma 52,4% do eleitorado (98.679 votos) contra os 47,6% do seu oponente republicano, Michael Maher (89.632 votos).

Desta forma, o número de luso-americanos na câmara baixa do Con-gresso norte-americano deverá manter-se nos cinco – acreditando-se que Duarte mantenha a liderança na contagem de votos e sabendo-se já que David Valadão (R-CA), Eric Swalwell (D-CA) e Lori Loureiro Trahan (D-MA) foram reeleitos.

Não deverá, por isso, no que toca à presença portuguesa em Washington, DC, haver surpresas na composição daquele que irá ser o 118.º Congresso americano.