EUA podem desbloquear ajuda de 95 mil milhões de dólares para a Ucrânia, Israel, e ainda, Taiwan
O Senado deu um passo crucial para adoptar um pacote de ajuda de 95 mil milhões de dólares para a Ucrânia, Israel e Taiwan, que está parado há meses no Congresso.
Ao reunir 67 votos para esta votação processual, o Senado indica que tem os votos necessários para aprovar este pacote numa data posterior ainda não determinada, embora vá enfrentar uma forte oposição dos membros republicanos da Câmara dos Representantes.
“A Ucrânia está perigosamente com as reservas em baixo, se a América não enviar ajuda à Ucrânia com este projecto de lei de segurança nacional, (o Presidente russo Vladimir) Putin tem todas as hipóteses de ser bem sucedido”, avisou o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, antes da votação.
Quase dois anos após o início da invasão russa, os representantes eleitos dos EUA, o principal apoiante militar da Ucrânia, não conseguem chegar a acordo sobre a aprovação de novos fundos (que serão no valor de 60 mil milhões de dólares).
O pacote incluiu fundos para a luta de Israel contra o Hamas e para o aliado estratégico, Taiwan, com cerca de 14 mil milhões de dólares.