EUA | Poderá este homem vir a tornar-se no 4.º congressista de origem portuguesa na Câmara dos Representantes?
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A Califórnia, importante celeiro de figuras políticas luso-americanas, pode estar à beira de enviar outro congressista para Washington, DC com ADN português. Se assim for, passarão a ser 4 os membros de origem portuguesa na Câmara Baixa do congresso – três deles oriundos do vasto “Estado Dourado”.
Enquanto David Valadão e Jim Costa aguardam os resultados finais da contagem de votos – devendo ambos ser reeleitos, no Distrito Eleitoral 13 da Califórnia, outro luso-americano – John Duarte – aguarda igualmente saber se faz as malas para a capital americana ou se se deixa estar na Costa do Pacífico…
O republicano detinha até hoje, domingo, 50.3% do eleitorado, tendo conquistado 62.529 votos – com 95% das mesas de votação apuradas. O seu oponente democrata, Adam Gray, vai em 2.º mas não lhe está longe – com 49,7%. Esta é uma das eleições cujo desfecho se aguarda com ansiedade, com vista a saber-se se a maioria da Câmara dos Represen-tantes passa para os republicanos ou mantém-se democrata.
Apesar de parecer não querer fazer alarido das suas origens portuguesas, John Duarte é mesmo de origem portuguesa, com raízes nos Açores, como pôde verificar a California Portuguese-American Coalition (CPAC). “Sabemos ser de origem açoriana por parte do pai”, diz Diniz Borges, cônsul honorário de Portugal em Tulare, na Califórnia. “O vice-presidente da CPAC, aliás, até conhece as famílias. Vamos ver se ganha, nas sondagens andou sempre atrás de Gray. Agora, tudo é possível…”.
Criado depois do último censo populacional, o Distrito Eleitoral 13 é fundamentalmente rural e inclui áreas com conhecida presença lusa, como Modesto e Turlock.
Na sua biografia oficial, assume-se “neto de emigrantes” e agricultor. Proprietário da “Duarte Nursery”, em Hugson, CA, das suas terras saem amêndoas, pistachios e uvas. E diz não se considerar um político – apesar de ter concorrido para se tornar num.