EUA. Presidente da Câmara de Estarreja vai abrilhantar festa da Filantrópica Veirense
• Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY
O Presidente da Câmara de Estarreja, o luso-americano Diamantino Sabina, é um dos convidados de honra à festa de angariação de fundos da Associação de Solidariedade Social “Filantrópica Veirense” (A.S.S.F.V.), que se realiza já este sábado – dia 16 de Novembro – no salão nobre da Portuguese Heritage Society (“Lusitano”) de Mineola, na região nova-iorquina de Long Island.
Segundo avançou o “mayor” Paulo Pereira ao jornal LUSO-AMERICANO, de Portugal deslocam-se ainda António Germano, Presidente da (A.S.S.F.V.), Joao Henriques, membro directivo da (A.S.S.F.V.) e o padre Jorge Goncalves, vigário paroquial da Murtosa (Nossa Senhora da Natividade) e Pardelhas (São Lourenço) e pároco da paróquia do Monte (Sto.º António), Estarreja.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina (esq.), foi convidado pelo seu homólogo de Mineola, NY, Paulo Pereira (dir.) para estar no evento; nesta foto, vê-se ainda o vereador Michael Silva, de Newark (ao centro) – na última visita do autarca português a Newark, NJ
O evento vai decorrer a partir das 7:00 da noite, com bufê e animação musical; os ingressos estão à venda ao preço de $70 para adultos e $35 para menores de idade (consumo de bebidas à parte).
O artista Anthony Morais fará uma participação especial.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da Portuguese Heritage Society de Mineola, NY, onde vai ter lugar o evento
A Associação de Solidariedade Social “Filantrópica Veirense” (hoje sediada em Veiros) surgiu em 1958 nos Estados Unidos e a sua primeira reunião efectuou-se em 9 de Novembro de 1958, na cidade de Filadélfia. “Tal iniciativa deveu-se à miséria que se vivia não só em Veiros, mas um pouco por todo o Portugal, e então surgiu a ideia de se formar uma sociedade organizada, tendo como membros emigrantes naturais da Freguesia de Veiros”, pode-se ler no portal da organização. “Tinha então como finalidade melhorar a forma de vida dos veirenses, auxiliando os mais pobres e desprotegidos, não só pelo Natal como noutras ocasiões em que se verificasse a necessidade de auxílio”.
No entanto, a Filantrópica “não ajudava só pessoas carenciadas, também contribuía para obras nas diversas capelas, na igreja e no cemitério. Em suma, a Filantrópica tinha quatro grandes objectivos: diminuir a pobreza e a fome, criar um centro de convívio para jovens, premiar os mais capazes a nível escolar e ajudar a nível de material para o melhoramento de alguns monumentos da freguesia”.
Para mais informações e mnarcação de lugares, é favor ligar para Manny Pereira pelo número de telefone (516) 547-7033.
VEIROS, A TERRA
Veiros, umas das 7 freguesias do concelho de Estarreja, tem origens na época romana, cerca do século X. Desde tempos ancestrais que está ligado à Ria, advindo desta estreita ligação as diversas teorias acerca da sua origem.
Ao longo dos séculos, Veiros foi sendo conhecida pelas suas esteiras de bunho, pelo seu linho, pelas suas festas e romarias, pela apanha do moliço, pela sua praça de peixe (que se realizava em frente à Igreja Matriz), mas principalmente pela sua cebola.