EUA: Primeiro-ministro participa na cimeira de Washington, DC da NATO e janta com Biden na Casa Branca
Portugal vai estar representado na cimeira da NATO, que se realiza entre hoje, terça-feira, e quinta-feira em Washington, DC, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro português participará no jantar oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, aos chefes de Estado e de Governo que estarão na cimeira da NATO, e que se realizará na Casa Branca.
Presidente Joe Biden, dos Estados Unidos
A cimeira vai realizar-se na capital norte-americana e assinalará os 75 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, sigla em inglês), na mesma cidade onde, em 1949, doze países – incluindo Portugal – assinaram este tratado para assegurar a sua defesa colectiva.
De acordo com o programa provisório da deslocação do primeiro-ministro aos Estados Unidos, Montenegro chegará ao início da tarde de hoje, terça-feira, a Washington e participará de imediato na cerimónia de comemoração do 75.º aniversário da NATO, na qual estão previstos discursos do secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, e do Presidente Joe Biden.
Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro
Na terça-feira, o chefe do Governo tem ainda previsto um jantar na residência oficial do embaixador de Portugal em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes.
Na quarta-feira, Montenegro, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, participa na cerimónia de cumprimentos oficiais pelo secretário-geral da NATO e pelo presidente dos EUA aos chefes de Estado e de Governo presentes em Washington e na reunião do Conselho do Atlântico Norte, o principal organismo de decisão política dos aliados.
Montenegro seguirá depois, acompanhado pela mulher, para o jantar na Casa Branca oferecido aos chefes de Estado e de Governo e, segundo o programa divulgado pela NATO, haverá jantares separados para os ministros dos Negócios Estrangeiros presentes em Washington – oferecido pelo secretário de Estado norte-americano Antony Blinken –, na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, e para os ministros da Defesa em Forte McNair, uma das mais antigas bases do exército norte-americano.
No último dia da Cimeira da NATO, Montenegro, Rangel e Nuno Melo participarão em nova reunião do Conselho do Atlântico Norte, esta com os parceiros do Indo-Pacífico e da União Europeia, a que se seguirá uma da Comissão NATO-Ucrânia (NUC).
Em 2024, são já 32 os Estados membros da NATO – os mais recentes são a Finlândia e a Suécia, que se juntaram já durante a guerra da Rússia contra a Ucrânia – e que deverão estar representados ao mais alto nível em Washington.
A cimeira que assinala os 75 anos da NATO será também a última do atual secretário-geral, Jens Stoltenberg, que terá como sucessor o ex-primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte.
Portugal é um dos 12 países da Europa e da América do Norte que fundaram a NATO em 1949.