EUA. Primeiro-ministro visita Mineola, NY dia 25 e deve passar por Newark a 26
Tal como o jornal LUSO-AMERICANO já noticiou, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, vai estar em Nova Iorque de 23 a 26 deste mês de Setembro para participar na 79.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A sessão, com dezenas de chefes de estado de todo o mundo, terá lugar em Nova Iorque na sede do já citado organismo internacional.
Trata-se da primeira vez que o líder social-democrata vai às Nações Unidas como chefe do executivo português, muito embora (à data do encerramento desta edição), ainda se desconhecesse o dia em que falaria perante a Assembleia Geral da ONU.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Paulo Pereira, de Mineola, NY, vai dar as boas-vindas ao primeiro-ministro Luís Montenegro
No entanto, o LUSO-AMERICANO sabe que, à margem do programa ligado às Nações Unidas, como é de praxe, está a ser organizado um programa que vai levar Luís Montenegro a uma comunidade portuguesa de Nova Iorque e outra de New Jersey.
Assim, no dia 23, segunda-feira, Luís Montenegro recebe membros da comunidade portuguesa numa recepção a ter lugar na residência do Representante Permanente de Portugal junto da ONU, Rui Vinhas.
No dia 25 de Setembro (quarta-feira), o chefe do executivo português fará a sua primeira visita a uma comunidade luso-americana, deslocando-se ao município de Mineola, na região nova-iorquina de Long Island, onde será recebido pelo Presidente da câmara local, o português Paulo Pereira, o senador estadual Jack Martins e outras entidades.
Contactado pelo jornal LUSO-AMERICANO, o ‘mayor’ Paulo Pereira adiantou que Luís Montenegro irá visitar as instalações dos Bombeiros Voluntários de Mineola, onde será recebido pelo seu chefe, o português Domingos Magalhães, indo ainda à sede social do Mineola Portuguese Center para um encontro com membros da comunidade lusa local.
“Para mim, é um imenso orgulho, como membro desta comunidade há 47 anos, que realmente Mineola continue a destacar-se como comunidade luso-americana no estado de Nova Iorque e até mesmo na Costa Leste”, afirma o autarca. “Há 30 ou 40 anos, seria impossível pensar-se em receber um chefe do executivo português em Mineola. É mesmo um orgulho para a comunidade em geral”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Luís Montenegro deverá visitar o quartel dos Bombeiros Voluntários de Mineola, NY, onde é chefe o português Domingos Magalhães
Na passagem por Mineola, Luís Montenegro receberá “algumas recordaçõies”, nota Paulo Pereira. “Queremos comemorar a visita do 1.º ministro de uma forma digna. Vai poder constatar que Mineola é uma comunidade em crescimento, cheia de força e energia e não em decadência – uma comunidade que mantém ligações a Portugal ainda muito fortes”.
No dia 26, quinta-feira, Montenegro preside a uma cerimónia simbólica de inauguração das novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, o que acontecerá pela manhã.
Luís Montenegro poderá ainda passar por Newark, NJ, no último dia da sua permanência nos EUA, a 26, e participar no jantar de gala da CENSE, o encontro de empresários de construção civil – adiantou o cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, ao nosso jornal.
“O tempo que eventualmente passar em New Jersey dependerá do slot em que falar na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque”, afirma Sequeira.