EUA treinam militares ucranianos na Alemanha

Os Estados Unidos iniciaram na Alemanha a formação militar às forças ucranianas, para que estas aprendam a manusear o equipamento de combate que Washington está a enviar para Kiev, divulgou o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono).

Os militares ucranianos estão a receber formação sobre o uso de veículos blindados e sistemas de radar que os norte-americanos anunciaram recentemente que estão a transportar para a Ucrânia, referiu o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

“Este novo esforço de treino na Alemanha e em outros locais da Europa é um apoio directo aos recentes pacotes de assistência à segurança dos EUA, projectados para ajudar a Ucrânia a vencer as suas batalhas e a fortalecer a sua força para o futuro”, realçou Kirby.

A Rússia assegurou esta sexta-feira ter atingido com mísseis de alta precisão três estações de comboio nas regiões de Donetsk e Kharkiv, destruindo armas e equipamento militar das reservas das tropas ucranianas que chegaram ao Donbass.

Os ataques aéreos ocorreram nas estações ferroviárias de Pokrovsk e Sloviansk, na região de Donetsk (leste do país), e em Barvinkove, na região de Kharkiv, indicou o porta-voz do Ministério da Defesa, general Igor Konashenkov.

Na frente sul, Konashenkov assegurou que a Rússia destruiu com mísseis Bastion um outro centro de recrutamento e treino de estrangeiros situado na localidade de Krasnosilka, a nordeste da cidade de Odessa.

Nas últimas 24 horas, a aviação operacional-táctica das Forças Aeroespaciais russas e as forças de mísseis atacaram 81 instalações militares na Ucrânia, ainda segundo o porta-voz.