EUA|ELEIÇÕES: John Duarte perde e reduz número de congressistas lusos para quatro

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

O luso-americano John Duarte foi declarado esta quarta-feira, 4 de Dezembro, derrotado nas eleições para a Câmara dos Representantes. Duarte, que é descendente de emigrantes açorianos, representa o Distrito Eleitoral 13 da Califórnia (o chamado Vale Central) e é (ainda) titular do cargo, cumprindo até dia 31 de Dezembro aquele que era o seu primeiro mandato.

A Associated Press concedeu a vitória ao seu oponente democrata, o ex-deputado estadual Adam Gray, naquela que era a última eleição ao Congresso à espera de um resultado definitivo – depois das eleições gerais do passado dia 5 de Novembro, de onde Donald Trump saiu vencedor.

Foto: US CONGRESS | O luso-americano John Duarte perdeu as eleições onde procurava manter-se no cargo de congressista para aquele que seria o seu 2.º mandato

Os Estados Unidos aguardavam com ansiedade os resultados das eleições no Distrito Eleitoral 13 da Califórnia, dado o complicado equilíbrio político da atual composição daquele que será o 118.º Congresso americano – na câmara baixa – que agora se situa nos 220 para o partido republicano e 215 para o democrata.

Duarte teve 187 votos a menos que Gray, num Distrito Eleitoral onde votaram mais de 210 mil pessoas; já há dois anos, o luso-americano vencera com a segunda margem de votos mais pequena nas eleições intercalares daquele ano.

John Duarte é empresário na área agrícola, um sector económico dominado pelos portugueses no estado da Califórnia. E concorria declarando-se como um “republicano a favor do aborto” e apoiante dos direitos das mulheres – segundo revelou a uma estação de TV local, citada pelo “New York Times”. Nem isso o salvou num estado tradicionalmente liberal como é a Califórnia…

A actual composição do grupo de congressistas de origem portuguesa na câmara baixa do Congresso: da esquerda, Jim Costa (D-CA), David Valadão (R-CA), Eric Swalwell (D-CA) e Lori Loureiro Trahan (D-MA)

A derrota de Duarte reduz para quatro o número de membros de origem portuguesa na Câmara dos Representantes em Washington, DC: Jim Costa (D-CA), Eric Swalwell (D-CA), David Valadão (R-CA) e Lori Loureiro Trahan (D-MA).

A sua retirada política também deixa o lóbi democrata em maioria entre os congressistas de origem portuguesa, onde agora apenas Valadão milita pelo partido republicano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *