EUA|ELEIÇÕES|RESULTADOS: Candidatos lusos em New Jersey com prestação muito positiva

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

Foi extremamente positiva a prestação dos candidatos luso-americanos em New Jersey – com pelo menos três deles a saírem das eleições de terça-feira, nas suas respectivas corridas, como os mais votados.

Manny Figueiredo, ‘mayor’ e vereador no município de Union, NJ

Manuel Figueiredo, ‘mayor’ do município de Union, que nasceu em Newark filho de emigrantes da Guarda (Beira Alta), foi terça-feira, 5, a votos para o Conselho Municipal nesta localidade onde cerca de 7% da população reclama origens lusas. O democrata, que começou carreira política no Comité Escolar de Union, onde há cerca de 15 anos atirou-se ao lugar de vereador, foi mesmo o candidato mais votado dos 4 que se submeteram àquele sufrágio.

De acordo com números oficiais, Figueiredo obteve 35,34% do eleitorado, o que se traduziu em 16.961 votos; o candidato que se seguiu, em termos de votação – Sandra Terrell, obteve 34,46%. Isto com todas as secções de voto encerradas.

Vereador-geral Manny Grova, Jr., da cidade de Elizabeth, NJ

No mesmo condado de Union, o luso-americano Manny Grova, Jr. foi reconduzido ao cargo de vereador-geral em Elizabeth, o quinto maior centro urbano do ‘Estado Jardim”.

Apesar de concorrer sem oposição, o democrata foi o candidato mais votado dos 3 daquele Conselho Municipal que terça-feira, 5, foram a votos: obteve 33,38% do eleitorado (ou 16.047 votos).

O advogado de profissão, que fala fluentemente português, foi eleito em 1994 e avança agora para mais um mandato de 4 anos.

Exerce ainda as funções de defensor público para os municípios de Union e Roselle, sendo figura muito activa no associativismo luso-americano.

Stephanie Pestana, comissária do Comité Escolar de Elizabeth, NJ

Ainda no condado de Union, a luso-americana Stephanie Gonçalves Pestana foi a única dos três membros de origem portuguesa que compõem o Comité Escolar de Elizabeth, no estado de New Jersey, a concorrer à reeleição; e, apesar de não enfrentar oposição, foi a mais votada dos 4 candidatos – com 30,70% da simpatia do eleitorado (obtendo 10.534 votos, com 100% das mesas de voto encerradas).

O candidato mais próximo ficou com 28,15% dos votos.

Eleita em 2016, Pestana vai assim cumprir mais um mandato de 3 anos.