EURO2025 DE SUB-21: Andorra é para vencer

A selecção nacional de futebol de sub-21 deverá privilegiar a sua qualidade colectiva para vencer Andorra, defendeu ontem o seleccionador Rui Jorge, que quer evitar a ansiedade por uma eventual demora a chegar ao golo.

Do jogo com a Inglaterra, dos quartos de final do Euro2023 (derrota por 1-0), sobram oito jogadores nos 23 eleitos agora chamados por Rui Jorge para o duplo embate com Andorra e Bielorrússia, o primeiro já na sexta-feira, do grupo G da qualificação para o Euro2025.

Na conferência de imprensa de antevisão, no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, o treinador admitiu que a maioria, por conhecer melhor as suas ideias, deverá ser hoje titular.

“A qualidade todos têm, mas estamos a falar de três treinos, o de hoje será o quarto, e para uma equipa funcionar às vezes tem que haver este pensamento comum. Podemos resolver sempre um jogo pela qualidade individual, é mais fácil ter a qualidade individual e o colectivo a funcionar”, disse Rui Jorge.

Sobre o adversário de hoje, uma equipa “organizada, à partida num 4x4x2 clássico e bastante agressiva”, o treinador disse que o maior perigo pode advir da “ansiedade em não conseguir marcar num jogo em que, teoricamente, Portugal tem que ganhar”.

“Isso é sempre um perigo, muitas vezes estas equipas de ranking inferior tentam jogar o menos possível e é preciso alguma calma”, Andorra já fez três jogos neste grupo e ainda não perdeu”, disse.