EUROPEU 2020: Allianz Arena, ‘casa maldita’ para os portugueses
O estádio Allianz Are-na, palco do Portugal-Alemanha, do Grupo F do Euro2020 de futebol, em Munique, tem-se revelado um reduto ‘maldito’ para as equipas portuguesas, inclusive para a selecção nacional, que ali perdeu a meia-final do Mundial2006.
Inaugurado em 2005, foi um dos estádios construídos com vista a receber jogos daquele Campeonato do Mundo, tendo acolhido o encontro de estreia da competição, no qual a Alemanha venceu a Costa Rica, por 4-2.
Inicialmente, tinha capacidade para 66.000 espectadores, mas com as reformas efectuadas ao longo dos anos pode agora receber 70.000 em jogos de competições internacionais e 75.000 em provas internas, sendo que, face às restrições impostas pela padecia de covid-19, os jogos do Euro2020 ali disputados apenas serão presenciados por 22% da lotação, o que equivale a 14.500 pessoas.
O Allianz Arena, que custou perto de 350 milhões de euros, foi um dos primeiros estádios vanguardistas do futebol mundial, pelo ‘design’ moderno e completamente fora do padrão, sobressaindo os 2.760 painéis ‘led’ que cobrem todo o exterior do recinto e que criam um efeito multicolor em seu redor.
Com um sistema de emergência que permite a completa evacuação em cerca de 15 minutos, o estádio germânico é um dos recintos de elite da UEFA, à semelhança, por exemplo, do Estádio da Luz, Estádio do Dragão ou Estádio José Alvalade, situando-se a 12 quilómetros do centro de Munique e a 26 do aeroporto da cidade.
Em 2012, foi o palco da final da Liga dos Campeões, que o Chelsea conquistou, ao vencer no desempate por grandes penalidades o anfitrião Bayern Munique, equipa que ali disputa os seus encontros, tanto internos como das competições europeias.
Amanhã Portugal vai disputar apenas o seu segundo jogo no Allianz Arena, 15 anos depois de ali ter perdido o primeiro e único, diante da França, numa das meias-finais do Mundial2006, decidida por um penálti de Zinédine Zidane (1-0).
Desde então, as cores lusas estiveram representadas no estádio do Bayern em outras seis ocasiões, não se contabilizando um único triunfo de qualquer uma das equipas que ali jogou, sendo que o melhor que algum emblema conseguiu foi um empate, no caso o Sporting, que saiu da Baviera com um ‘nulo’ (0-0), na Liga dos Campeões 2006/07.
O mesmo Sporting sofreu no Allianz Arena uma goleada por 7-1 na Liga dos Campeões, em 2009, tal como aconteceu com FC Porto (6-1), em 2015, e Benfica (5-1), em 2018, já depois de o Belenenses ter perdido por 1-0, na Taça UEFA de 2007/08.
Pelo meio, os ‘encarnados’ também perderam pela margem mínima (1-0) nos ‘quartos’ da ‘Champions’, em 2016.
Depois de já ter acolhido o triunfo da França sobre a Alemanha (1-0), na primeira jornada do Grupo F do Euro2020, o Allianz Arena vai receber os outros dois jogos dos alemães na fase de grupos, com Portugal, no sábado, ao meio dia da Costa Leste dos EUA, e Hungria, na quarta-feira, bem como um dos encontros dos quartos de final, em 2 de Julho.