EUROPEU 2020: Reacção final de Portugal foi insuficiente
Portugal despediu-se, domingo, do Euro2020 de futebol, após ser eliminado nos oitavos de final diante da Bélgica (1-0), em Sevilha, num encontro em que a reacção final não foi suficiente para continuar e tentar revalidar o título.
No Estádio de La Cartuja, em Sevilha, o herói da partida foi o médio Thorgan Hazard, que apontou o único tento da partida, aos 42 minutos, suficiente para embalar os ‘diabos vermelhos’ para os quartos de final.
Na próxima ronda, a equipa comandada pelo espanhol Roberto Martínez mede forças com a Itália, que no sábado bateu a Áustria por 2-1, após prolongamento, num embate marcado para sexta-feira, no Allianz Arena, em Munique.
Na primeira vez que Portugal defrontou os belgas na fase final de uma grande competição, o seleccionador luso, Fernando Santos, promoveu as estreias do médio João Palhinha e Diogo Dalot entre os titulares, relegando para o banco Danilo e Nélson Semedo.
Também no ‘onze’ da líder do ‘ranking’ mundial, Roberto Martínez operou alterações, face à vitória com a Finlândia (2-0), com as entradas de Alderweireld, Vertonghen, Meunier, Tielemans e Thorgan Hazard.
Sem nunca abdicar do sistema preferencial 4x3x3, Fernando Santos voltou a ver a sua equipa deparar-se com uma selecção que joga com três centrais e projecta os laterais, idêntico ao que a Alemanha (4-2) fez na fase grupos, em Munique, o que dificultou a construção de jogo luso, acabando por dar, muitas vezes, a iniciativa de jogo ao adversário.